O mercado chinês acaba de ganhar mais um elétrico com uma proposta ousada. A fabricante chinesa HiPhi anunciou um novo modelo com a promessa de aceleração de 0 a 100 km/h em 1,9 segundo. Trata-se do HiPhi A, sedã elétrico de luxo que fará sua primeira aparição pública ainda em novembro, durante o Salão de Guangzhou.
O esportivo tem base em outro modelo da fabricante, o HiPhi Z. No entanto, recebeu algumas modificações exclusivas para se tornar mais potente. A principal delas está na motorização. Isso porque o HiPhi Z conta com dois propulsores elétricos, enquanto o HiPhi A traz três motores elétricos, sendo um no eixo dianteiro e dois no traseiro. Dessa forma, o modelo consegue alcançar uma potência máxima de 1.305 cv.
De acordo com a HiPhi, a motorização é baseada em uma arquitetura elétrica de 800 volts. Assim, promete manter a potência mais por mais de 30 minutos. A capacidade das baterias, por sua vez, não foi revelada. No entanto, a marca anuncia que elas serão capazes de descarregar até 1.500 quilowatts em seu pico máximo. Com isso, o HiPhi A promete ter uma velocidade máxima de 299 km/h.
Elétrico de luxo
No visual, o modelo é bem parecido com o HiPhi Z. Na dianteira, por exemplo, há uma barra de luz em LEDs que atravessa toda a extensão do capô. O esportivo se destaca pela presença de vincos por toda a carroceria, bem como as entradas de ar maiores. O para-choques também é mais robusto que o do irmão Z. Nas laterais, o foco fica para os retrovisores, que foram substituídos por câmeras.
Segunda a HiPhi, o elétrico conta com bastante fibra de carbono para auxiliar na redução de peso e melhorar a aerodinâmica. Aliás, a marca afirma que a distribuição de peso é equilibrada de 50:50. Por fim, a traseira traz um visual bem esportivo, com lanternas interligadas e um aerofólio enorme.
Entregas são previstas para 2025
O Hiphi A ainda herda do Z uma suspensão de ar de série para complementar o conjunto. No entanto, no modelo A, ela foi aprimorada. De acordo com a fabricante, houve a adição de esterçamento nas rodas traseiras, bem como amortecedores adaptativos e sistema de vetorização de torque.
Até o momento, a marca não revelou outras informações como preço do modelo, que foi feito em parceria com a empresa Apollo Automobil. No entanto, as primeiras entregas estão previstas para o início de 2025 na China.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!