Você está lendo...
Toyota fecha fábrica histórica de São Bernardo do Campo após 61 anos
Notícias

Toyota fecha fábrica histórica de São Bernardo do Campo após 61 anos

Funcionários foram desligados cinco dias após encerramento das operações da unidade localizada no ABC paulista; planta foi a primeira da Toyota fora do Japão

Vagner Aquino, especial para o Estadão

21 de nov, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Toyota
Toyota Bandeirante foi produzido por quase 40 anos em São Bernardo do Campo (SP)
Crédito:Toyota/Divulgação

No mês em que comemorou a marca de 300 milhões de veículos produzidos desde 1935, a Toyota encerrou, de vez, as operações da planta de São Bernardo do Campo (SP). A unidade do ABC paulista, a princípio, foi a primeira fábrica da marca fora do Japão. Sua história começou em 1962.



Na última quinta-feira (16), a Toyota realizou o desligamento dos últimos 150 funcionários da unidade. Isso aconteceu, portanto, cinco dias após o encerramento definitivo das atividades da planta, que focava na produção de peças para veículos das outras unidades brasileiras e para exportação à Argentina e Estados Unidos.

Bandeirante

O SUV Bandeirante, a princípio, foi o primeiro e único veículo da marca japonesa feito em SBC. A produção durou de 1962 a 1997. O modelo, portanto, tratava-se de uma versão brasileira do Land Cruiser. Como destaques, em síntese, tinha visual de jipe e a tração 4×4, que prometia robustez e soluções de uso off-road.

Publicidade


Toyota
Toyota New Land Cruiser (Toyota/Divulgação)

Funcionários

De acordo com o que a Toyota informou em 2022, quando anunciou o fechamento da unidade, a mudança seria feita de forma gradual a partir de dezembro. A conclusão, portanto, ficou prevista para novembro de 2023 – o que, de fato, aconteceu. À época, a ideia da Toyota consistia em transferir os funcionários interessados para as outras unidades do grupo (em Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz, todas, no interior de SP). Eram 550, na ocasião. De acordo com a marca, 120 trabalhadores aceitaram a mudança. Os demais, por fim, foram desligados.

Estratégia

Mesmo reconhecendo a história e a dedicação de quem passou pela fábrica do ABC paulista, a Toyota precisou tomar a decisão por motivos estratégicos. “A concentração das operações no interior paulista oferece oportunidades de crescimento para a Toyota na competitividade da companhia diante dos desafios do mercado brasileiro”, diz a marca.


elétricos
Corolla é feito na planta de Indaiatuba (Toyota/Divulgação)

Mudanças de planos

Após a inauguração das outras três fábricas da Toyota no Brasil, em Indaiatuba (1998), Sorocaba (2012) e a de motores em Porto Feliz (2016), houve especulações sobre o destino da unidade do ABC. Entretanto, a marca sempre disse que manteria a planta.

Há cinco anos, em síntese, a Toyota instalou no local seu o primeiro Centro de Pesquisa Aplicada na América Latina. Só havia estruturas desse tipo no Japão, EUA, Europa e Tailândia. O objetivo consistia em realizar, sem depender da matriz, mudanças nos carros fabricados no País, criar edições especiais, avaliar novos materiais e, no futuro, talvez até desenvolver carros para a região. Tudo, no entanto, ficou apenas nos planos.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião