A Honda deu início a produção do Elevate, na Índia. Tratado por lá como o substituto do WR-V, o novo SUV compacto da marca japonesa usa a mesma base do City. Apresentado em junho, teve a data de lançamento confirmada para setembro. A promessa é ter preço mais baixo que o antecessor. Entretanto, mesmo voltado a mercados emergentes, até o momento a marca não fala em planos de oferecer a novidade no Brasil.
Ainda assim, as especulações são fortes, afinal, o modelo não será comercializado apenas internamente. A fábrica da marca em Tapukara, no Rajastão, exportará parte das 8.000 unidades mensais do SUV para outros países, o que poderá beneficiar o Brasil a partir de 2024 – como modelo importado, ao menos, num primeiro momento. A Honda local não comenta planos futuros.
Para comparação, o Elevate tem dimensões bem semelhantes ao HR-V (que não é vendido na Índia). Em números, mede 4,31 metros de comprimento, 1,79 m de largura e 1,65 m de altura. Respectivamente, o HR-V tem: 4,34 m, 1,79 m e 1,59 m. A distância entre-eixos, no entanto, fica em 2,61 m no HR-V e 2,65 m no Elevate. No porta-malas do novato, cabem 458 litros.
Visualmente, o concorrente de modelos como Hyundai Creta, por exemplo, não foge muito ao estilo do novo CR-V – que virá ao Brasil em breve. Tem grade dianteira avantajada ladeada por faróis iluminados por LEDs, laterais com caixas de rodas (17″ e acabamento bicolor) abauladas, linha de cintura alta e visual traseiro sóbrio. Entretanto, ao contrário do irmão maior, o Elevate tem lanternas unidas por barra e, assim, atravessa toda a tampa do porta-malas.
Equipamentos
Em relação à lista de equipamentos, o novo SUV da Honda tem central multimídia de 10,25″, como destaque. Nela, há espelhamento (sem fio) Apple CarPlay e Android Auto. O quadro de instrumentos, entretanto, é analógico e tem uma tela de TFT (com 7″) ao centro. Ademais, tem carregador wireless para smartphones, teto solar e câmera de ré. O pacote Honda Sensing reúne funcionalidades como controle de cruzeiro adaptativo, aviso de saída de faixa com assistência de manutenção, entre outros itens.
Na motorização, o Elevate conta com o mesmo 1.5 aspirado das linhas City e HR-V vendidas no Brasil. Na Ásia, ele é apenas a gasolina e tem potência de 121 cv e torque de 14,8 mkgf. Há opções de câmbio manual de 6 marchas ou automático, do tipo CVT. Por fim, o conjunto híbrido, batizado pela Honda de e:HEV, não está descartado e chegará em breve.