Após um ano da revelação de um protótipo na Indonésia, a Honda mostra um primeiro teaser do sucessor do WR-V – que saiu de linha no Brasil no fim de 2021. O crossover antecipa o “RS“, novo SUV compacto que estreia no mercado global em 2023. Ou seja, o modelo será o próximo utilitário de entrada da marca japonesa, abaixo do New HR-V.
A silhueta do novo SUV surgiu nesta semana em um outdoor na Indonésia, onde o modelo estreou como conceito no Salão de Jacarta. Na imagem, é possível ver que o crossover tem lanternas traseiras horizontais, assim como no protótipo RS Concept, que tinha o conjunto óptico unido, como no HR-V. Além disso, dá para notar a carroceria vermelha com o teto em preto, o que condiz com o visual com toque esportivo.
Nas dimensões, o SUV terá cerca de 4 metros de comprimento. A plataforma, por sua vez, será a mesma do subcompacto Amaze, que é feito na Índia. Dessa forma, cortará custos de produção. A utilização dessa plataforma vai dificultar a vinda do modelo para o Brasil. Trata-se da mesma arquitetura do hatch Brio, que chegou a ser cogitado aqui uma década atrás, mas nunca veio. Ou seja, o futuro crossover fica mais distante, já que a sua nacionalização é pouco provável.
Seja como for, a promessa é de que o veículo seja capaz de levar até cinco pessoas, além de contar com boa capacidade de porta-malas. Em relação ao visual, espera-se que o novo SUV seja uma versão de produção do conceito exibido no Salão da Indonésia. Segundo a imprensa local, os testes de estrada terminaram em setembro deste ano.
E o motor?
Até o momento, a montadora japonesa não revelou especificações do SUV. O que se sabe é que o novo Honda RS deverá ter duas opções de motor. Nas versões mais baratas, virá com o 1.2 a gasolina de até 90 cv de potência e 11 mkgf de torque. Já as configurações mais caras virão com o motor 1.5 a gasolina de injeção direta e 126 cv, e o câmbio CVT que simula 7 marchas. Trata-se do mesmo conjunto disponível na linha City e no HR-V no Brasil.
Por fim, é certo que o SUV terá uma versão híbrida. Mas os rumores apontam que a produção desta terá início só em 2024. Vale dizer que, desde o ano passado, a Honda está demorando para apresentar seu novo SUV de entrada. Isso pode ser um efeito da crise de semicondutores, que ainda assombra as marcas ao redor do mundo.
Substituto deve chegar em 2023
Após aposentar o WR-V no Brasil, a Honda não fala sobre um novo SUV compacto. É porque talvez o futuro modelo não venha para cá. Tal como contamos o Jornal do Carro, a marca japonesa subiu de patamar por aqui, e pretende disputar vendas com Jeep e Toyota, sobretudo entre os SUVs médios, contra os líderes Compass e o Corolla Cross.
Para isso, a Honda lançou o novo HR-V em versões 1.5 flex aspirada e 1.5 turbo flex. Além dele, há também o ZR-V, o inédito SUV médio feito sobre a base do novo Civic, que virá em 2023. Ou seja, a marca planeja atuar em uma faixa superior de preço.