O Honda ZR-V estreia em breve no mercado brasileiro. O SUV, feito sobre a base do Civic, tem previsão de lançamento ainda no segundo semestre de 2023. Por aqui, ele vai desafiar modelos como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Dessa forma, terá preço próximo de R$ 200 mil. Inclusive, diversas unidades do ZR-V foram flagradas sem nenhuma camuflagem nesta semana. As imagens foram feitas no Terminal Portuário de Vila Velha, no Espírito Santo.
Tal como contamos aqui no Jornal do Carro no fim de 2022, o Honda ZR-V ficará posicionado logo acima do SUV compacto HR-V, que é feito em Itirapina (SP). No entanto, ao contrário do irmão, ele será importado do México, onde é produzido. Ou seja, não é possível dizer se o SUV terá sucesso ou não no Brasil. Mas, por ter rivais com produção nacional, as vendas podem ser bem inferiores.
ZR-V ficará acima do HR-V
Seja como for, o SUV do Civic virá com visual bem resolvido e uma ampla lista de equipamentos. Inclusive, tem semelhanças com o sedã. Os faróis, por exemplo, têm formato achatado e horizontal. Já a grade é avantajada, hexagonal e com grelha tipo colmeia. Na traseira, conforme ressaltou os recentes flagras, o modelo terá lanternas escurecidas que invadem a região do porta-malas. Além disso, conta com um para-choques largo.
Até o momento, a Honda mantém em segredo a informação sobre as versões que serão vendidas no Brasil. No entanto, espera-se que o modelo chegue em duas configurações, EXL e Touring. Nas dimensões, o Honda ZR-V tem o tamanho médio dos rivais. Dessa forma, são 4,57 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,61 m de altura e 2,66 m de entre-eixos.
Interior do Honda Civic?
A promessa é de que o utilitário conte com uma ampla lista de tecnologias, bem como recursos avançados de segurança. Por dentro, o ZR-V segue a mesma linha do Civic e tem painel bem parecido com o do sedã. A central multimídia, por exemplo, é sensível ao toque e levemente inclinada para o motorista. Ela reúne as principais funções do carro.
Por fim, o SUV terá quadro de instrumentos com mostradores analógicos e freio de estacionamento por botão. Assim, já sai na frente do Corolla Cross, que ainda tem o arcaico freio de estacionamento por pedal.
Motor 2.0 aspirado
Na mecânica, o Honda ZR-V será equipado com o motor 2.0 aspirado a gasolina de 160 cv de 160 cv de potência e 18,8 mkgf de torque máximo. Contado a ele está o câmbio automático do tipo CVT. Este conjunto está disponível no modelo à venda nos Estados Unidos, onde o modelo se chama HR-V.
No entanto, também se fala bastante em uma versão híbrida e:HEV, que já está à venda na Europa. Nela, dois motores elétricos trabalham em conjunto com o 2.0 a combustão – tal como no Civic Hybrid que estreou aqui no Brasil em fevereiro. Quem sabe para um futuro próximo.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!