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BMW M2 chega ao Brasil com motor seis cilindros biturbo e 460 cv; veja o preço
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BMW M2 chega ao Brasil com motor seis cilindros biturbo e 460 cv; veja o preço

Nova geração do BMW M2 chega ao Brasil importado do México em duas versõe com 460 cv de potência, visual quadrado e 0-100 km/h em 4,1 s

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

15 de set, 2023 · 5 minutos de leitura.

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BMW M2 Coupé Track
Novos BMW M2 está no Brasil disponível em duas versões importadas do México com tração traseira, motor 3.0 biturbo e câmbio automático de oito marchas
Crédito:Diogo de Oliveira/Estadão

Revelado há menos de um ano no exterior, novo BMW M2 está no Brasil. Vindo do México, o esportivo mantém a tradição na marca, com tração traseira, e se destaca pelo motor de seis cilindros em linha com dois turbocompressores e 460 cv de potência. Além disso, adiciona recursos eletrônicos modernos e chega repleto de peças de fibra de carbono. Porém, o que mais chama a atenção neste novo M2 é o visual diferente, com destaque para os grandes para-choques de linhas retas.

Em relação às dimensões, o cupê tem 4,58 metros de comprimento, 1,89 m de largura e 1,40 m de altura. A distância entre os eixos é de 2,75 m. Ou seja, não é um compacto. Entretanto, na gama atual da BMW, o modelo chega como o esportivo de entrada, com preço sugerido a partir de R$ 617.950 na versão M2 Coupé. Já a opção M2 Coupé Track tem tabela de R$ 667.950 e traz modificações importantes, como bancos M tipo concha de fibra de carbono, teto feito com o mesmo material superleve, bem como pneus semi-slick, pacote M Driver e freios esportivos M com pinças vermelhas.

BMW M2 Coupé Track
Diogo de Oliveira/Estadão

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BMW M2 tem estilo próprio

Nesta nova geração, o M2 foi totalmente redesenhado, com nova grade e conjunto óptico com faróis de LEDS e fachos adaptativos. Na frente, o para-choque traz enormes entradas de ar. Por fim, atrás há quatro saídas de escape proeminentes.



Entretanto, o grande atrativo do modelo está sob o capô: são 460 cv de potência e 56,1 mkgf de torque, vindos do motor 6 cilindros 3.0 biturbo. Lá fora, o modelo conta com opção de câmbio manual de 6 marchas, mas, para o Brasil, está disponível apenas a transmissão Steptronic automática de oito velocidades.

BMW M2 Coupé Track
Diogo de Oliveira/Estadão

Dessa forma, a aceleração de zero a 100 km/h leva 4,1 segundos — é mais rápido que a versão manual. Para garantir a esportividade, o BMW M2 mantem a tração na traseira. Aliás, o controle de tração pode ser ajustado em dez níveis. Outra atualização bem-vinda é o reforço estrutural. Bem como o sistema de diferencial com controle ativo, batizado de M, e a suspensão adaptativa.

Central multimídia é integrada ao painel de instrumentos

BMW M2 Coupé Track
Diogo de Oliveira/Estadão

Aliás, em relação às repostas o BMW M2 traz várias opções de modos de condução. Inclusive, uma delas engloba ajustes específicos para acelerar em pistas. Por dentro, o cupê ganhou o conjunto Live Cockpit Professional. Ou seja, há duas telas curvas integradas em uma única peça. O sistema, igual ao do elétrico iX, tem uma tela de 12,3 polegadas no quadro de instrumentos e outra de 14,9″ da central multimídia.


Há, ainda, assistentes de direção e de manobras e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo. Um botão no console central permite ajustar as respostas de motor, câmbio, chassi, direção, freios e tração.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.