Em fase final de testes no Brasil, o ZR-V está cada vez mais próximo do lançamento no País. O novo SUV da Honda, feito sobre a base do Civic, continua a circular no interior paulista, conforme mostra um flagra recente do site Autos Segredos. A previsão é de que o utilitário chegue às lojas ainda no primeiro semestre. Com produção no México, o ZR-V vem desafiar Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Assim, terá preço próximo de R$ 200 mil.
Qual o preço do novo Honda ZR-V?
Tal como contamos aqui no Jornal do Carro no fim de 2022, o Honda ZR-V ficará posicionado logo acima do SUV compacto HR-V, que é feito em Itirapina (SP). Assim, terá preço próximo ao do Corolla Cross XRX Hybrid, versão topo de linha com tabela de R$ 207.790. Ou seja, o SUV do Civic deverá custar entre R$ 200 mil e R$ 210 mil.
Nesta mesma faixa, está, por exemplo, o GWM Haval H6 (R$ 209 mil), que, assim como o Corolla Cross, é híbrido. Já o Jeep Compass é mais caro. Na versão topo de linha Série S, com motor 1.3 turbo flex, tem tabela de R$ 230.990. Dessa forma, quem quiser pagar um pouco menos, precisa descer para a configuração Limited, de R$ 206.990.
ZR-V terá potencial, mas será importado
Ainda é cedo para afirmar que o Honda ZR-V terá sucesso no mercado brasileiro. Aliás, a Honda não gosta de falar em estimativas de vendas. Mas, dá para dizer que o SUV não deverá ser páreo para a dupla Compass e Corolla Cross em volume. Afinal, vai depender de unidades disponíveis para importação. Virá do México, enquanto os rivais são nacionais. Sem contar que a crise dos semicondutores ainda está longe da normalidade mundo afora.
Detalhes
A começar pela mecânica, espera-se que o Honda ZR-V venha com o motor 2.0 aspirado a gasolina de 160 cv de potência e 18,9 mkgf de torque máximo. Conectado a ele está o câmbio automático CVT. Este conjunto está disponível no modelo à venda nos Estados Unidos. Outra aposta é o 1.5 turbo flex, o mesmo disponível no HR-V nacional, com 182 cv e 24,5 mkgf.
E já que estamos falando em apostas, nada proíbe a Honda de optar pela versão híbrida e:HEV, à venda na Europa. Nela, dois motores elétricos trabalham em conjunto com o 2.0 a combustão – tal como no Civic Hybrid que estreou aqui no Brasil em fevereiro.
Na parte estética, o SUV do Civic é bem resolvido. Tem, aliás, semelhanças com o sedã. Os faróis, por exemplo, têm formato achatado e horizontal. Já a grade é avantajada, hexagonal e com grelha tipo colmeia. Na parte de trás, por fim, vem com lanternas escurecidas que invadem a região da tampa do porta-malas. Os para-lamas são largos.
Nas dimensões, o Honda ZR-V tem o tamanho médio dos rivais. São 4,56 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,61 m de altura e 2,65 m de entre-eixos.
Por dentro, o SUV tem painel quase igual ao do Civic. Ainda não se sabe se a marca apostará na central multimídia com tela de 7″ ou de 9″. No mais, tem quadro de instrumentos com mostradores analógicos e freio de estacionamento por botão. Assim, já sai na frente do Corolla Cross, que ainda tem o arcaico freio de estacionamento por pedal.