Você está lendo...
Haval H6 HEV: aceleramos o SUV híbrido que vem na cola do Corolla Cross
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Mercado

Haval H6 HEV: aceleramos o SUV híbrido que vem na cola do Corolla Cross

Com preço de R$ 209 mil, Haval H6 híbrido mira SUV da Toyota, mas também chega para concorrer com Compass e Taos; consumo chega a 20 km/l

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

10 de mar, 2023 · 10 minutos de leitura.

Publicidade

híbridos
Eletrificados somaram total de 67.047 veículos eletrificados entre janeiro e outubro
Crédito:GWM/Divulgação

O carro eletrificado mais vendido do Brasil atualmente é a versão híbrida flex do Toyota Corolla Cross. Por isso, natural que o SUV feito em Sorocaba (SP) seja perseguido pelos rivais. Porém, até agora, nenhum utilitário chegou a ter preço e tamanho para brigar com o modelo da marca japonesa. E é isso que a estreante chinesa Great Wall Motors (GWM) acaba de fazer. Depois de lançar Haval H6 GT, que é híbrido plug-in, a montadora lança o H6 híbrido.

Pois o Jornal do Carro acelerou o SUV chinês que chegará às mãos da clientela em abril.



Haval H6 GT: SUV híbrido da GWM roda 1.000 km com um tanque

Publicidade


O Haval H6 é atualmente o SUV mais vendido da China. No Brasil, estreia com preço de R$ 209 mil na configuração híbrida que a GWM chama de “autorrecarregável”. Isso porque o modelo não precisa de fonte externa e carregador de parede. Assim, é mais acessível que o H6 GT e vem concorrer diretamente com o Toyota Corolla Cross XRX Hybrid, que tem tabela de R$ 207.790 na linha 2024. Também nessa faixa de preço estão SUVs flex como Jeep Compass S e Volkswagen Taos 250 TSI. Portanto, ser híbrido nessa categoria é um diferencial.

Vagner Aquino/Jornal do Carro

Apresentação feita, hora de falar do comportamento do SUV. Mas cabe uma ressalva, a dinâmica do teste envolveu uma espécie de gincana, cujo objetivo era fazer o melhor consumo de combustível possível. Mesmo com trajeto que mesclava ambiente urbano e rodoviário, por estradas do interior paulista, o Haval H6 HEV cravou média de 21,4 km/l. Nada ruim para um veículo de 1.699 kg – é 351 kg a menos que o H6 GT PHEV de 393 cv.


Haval
Vagner Aquino/Jornal do Carro

Ao volante

Ao contrário da versão plug-in, o HEV é mais modesto. Tem um motor elétrico junto com o 1.5 turbo a gasolina. Juntos, desenvolvem 243 cv de potência e um torque máximo parrudo de 54 mkgf. Mas, para poupar combustível, não abusamos do pedal da direita nesse primeiro contato. Mesmo assim, deu para notar que o SUV é bem rápido. A aceleração de zero a 100 km/h leva 7,9 segundos e a velocidade máxima alcança 175 km/h, segundo a GWM.

A suspensão é do tipo McPherson na dianteira e independente Multilink na traseira, ambas com barras estabilizadoras. Assim, o Haval H6 tem comportamento estável e firme em curvas, sem ser excessivamente macio como outros SUVs chineses. Além disso, o SUV mostrou estar preparado para as ruas e estradas brasileiras. Afinal, tem um bom ângulo de entrada de 21,4 graus e de saída, com 28,1 graus. Já o vão livre do solo é de 18,1 centímetros.


Em relação ao conjunto híbrido, o Haval H6 é bem silencioso mesmo quando o motor 1.5 a gasolina está ligado. Em modo elétrico, claro, não há ruído e o silêncio predomina.

Câmbio diferente

Bem como as versões recarregáveis em tomada, o Haval H6 híbrido convencional tem câmbio diferente do habitual. São apenas duas marchas atreladas ao motor a combustão. Uma para médias outra para altas velocidades. Já o propulsor elétrico, como é praxe, usa marcha única com redução. Desse modo, nem daria para esperar trancos, solavancos ou outros incômodos durante as trocas.

Por fim, a mecânica linear do SUV chinês é completada pela direção com assistência elétrica variável, que aumenta a sensação de firmeza do volante de acordo com a velocidade. Além disso, tem três modos de ajustes. Com esse desempenho, bom acabamento e vasta tecnologia a bordo, promete dar trabalho. Afinal, os chineses vêm provando cada vez mais que aquela história de veículos “clonados” com baixa qualidade de acabamento ficou no passado.


Haval
Haval H6 Premium HEV (VAGNER AQUINO/ESTADÃO)

Muito recheio a bordo

Em versão única de acabamento, o Haval H6 Premium HEV tem lista completa de equipamentos – exatamente como na versão plug-in H6 Premium PHEV. A exemplo dos carros mais modernos do mercado, tem atualização pela nuvem, controle remoto pelo celular e todos os recursos de condução semiautônoma (ADAS), que a marca chama de nível 2+. Além disso, tem internet 4G, assistência 24 horas e revisão grátis por dois anos. A garantia tem 5 anos sem limite de quilometragem.

Em pré-venda desde a última terça-feira (7), o SUV conta com piloto automático adaptativo (ACC) com Stop & Go, frenagem automática de emergência (inclusive para pedestres, bicicletas e motos), frenagem automática de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, centralização de permanência de faixa, alerta de perigo de abertura de portas, reconhecimento de placas de trânsito e Auto Reverse Assistance. Na hora de estacionar, tem Parking Assist para vagas paralelas e em 45 graus e 90 graus – com controle automático de direção, freio e acelerador.


Ademais, o SUV tem central multimídia com tela de 12,3 polegadas e espelhamento para smartphones Android e iPhone sem fio. Aqui cabe um adendo. No teste, não conseguimos fazer o espelhamento do Apple CarPlay, mas a tecnologia promete evoluir rápido.

Fora isso, perfeito funcionamento de sistemas como comandos por voz, ar-condicionado de duas zonas e regulagem elétrica dos bancos dianteiros, por exemplo. O modelo tem, ainda, seis airbags e porta-malas com abertura elétrica por sensor de presença. Já o quadro de instrumentos digital tem tela de 10,5″. É funcional, mas poderia ser um pouco maior.

Haval
Vagner Aquino/Jornal do Carro

Mudam só as rodas

Por fim, vale falar do visual. É igual à versão híbrida plug-in, inclusive a grade. Entretanto, para diferenciá-los, basta olhar para as rodas de 19″, que vêm pintadas de preto. E, agora, ao contrário da versão pré-série, o logotipo dianteiro ficou mais harmônico – tem fundo escuro e não mais aquele tom azulado.

De acordo com a montadora, o programa “Tranquilidade 2 Anos GWM” disponibiliza uma série de itens gratuitamente. Tudo, entretanto, é válido só durante a pré-venda (realizada pela página da GWM no Mercado Livre, com término em 31 de março). Esse pacote tem teto solar elétrico panorâmico. O item, a princípio, será o único opcional disponível no H6 Premium – a partir de abril, custará R$ 10 mil.

Por fim, tem o “Tomorrow Assistance”, serviço de oficina remota da GWM, que realiza o serviço no local em que o cliente indicar e disponibiliza carro reserva. Nada mal.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
BYD YUAN PLUS: COMO É O SUV ELÉTRICO CHINÊS COM PREÇO DE COMPASS A DIESEL

Prós

  • Haval H6 tem preço extremamente competitivo pelo que oferece. Acabamento interno agrada, visual ficou bem acertado e economia de combustível surpreendeu à primeira vista

Contras

  • Quadro de instrumentos poderia ser um pouco maior. Ainda em tecnologia, sistema GPS não indicou exatamente o caminho mais curto durante o test-drive e espelhamento com iPhone não foi cocluído

Ficha Técnica

GWM Haval H6 Premium HEV

Preço

R$ 209 mil

Motor

1.5, 16V, turbo, a gaoslina + 1 motor elétrico dianteiro

Potência

243 cv (combinada)

Torque

54 mkgf

Câmbio

Sistema DHT: duas marchas com embreagem (motor a combustão); uma marcha com redução (motores elétricos)

Consumo

13,8 km/l (C); 12 km/l (E); 12,9 (combinado)

Aceleração 0 a 100 km/h

7,9 segundos

Velocidade máxima

175 km/h

Dimensões

4,68 m (comp.); 1,89 m (larg.); 1,73 m (alt.); 2,74 m (e-e)

Tanque de combustível

60 litros

Porta-malas

560 litros

Peso (ordem de marcha)

1.699 kg

Suspensão dianteira

McPherson com barra estabilizadora

Suspensão traseira

Independente multilink com barra estabilizadora

Deixe sua opinião