Por R$ 139.900, o HR-V Touring chegou para ser o SUV compacto mais caro do Brasil. Outra surpresa é o fato de ele ser mais caro que o Volkswagen Tiguan de entrada.
O modelo da Volkswagen começa em R$ 128.990. São mais de R$ 10 mil a menos que o HR-V Touring. A diferença poderia até ser comum se estivéssemos falando de modelos do mesmo segmento.
No entanto, enquanto o HR-V é compacto, o Tiguan é médio-grande. Maior e mais espaçoso, tem também um porta-malas bem mais amplo.
Veja também: Os SUVs mais vendidos em abril
HR-V Touring x Tiguan 250 TSI
Com seu único opcional, o teto solar elétrico, o Tiguan 250 TSI continua mais em conta que o HR-V Touring. Ele vai a R$ 133.565.
As principais vantagens do Tiguan são as dimensões. Ele tem 4,7 metros de comprimento, ante os apenas 4,33 do HR-V Touring.
LEIA TAMBÉM
- A montadora dos carros mais caros
- Os carros automáticos mais econômicos
- Mobi e Gol dão um grande salto
No entre-eixos, há vantagem de 18 cm para o Volkswagen, que oferece 2,79 metros. O maior abismo está no porta-malas. São 710 litros para o Tiguan e apenas 435 para o Honda.
O Tiguan tem ainda suspensão independente nas quatro rodas. A traseira do Honda é por eixo de torção.
As vantagens do HR-V Touring
Mesmo sendo menor, o Honda tem algumas vantagens. Seu 1.5 turbo a gasolina é mais potente que o 1.4 turbo do Tiguan (173 cv, contra 150 cv). E, mesmo com torque inferior e câmbio CVT (automatizado de seis marchas e duas embreagens no VW), o compacto é mais leve.
Por isso, é mais rápido no 0 a 100 km/h. São 8,9 segundos para o HR-V Touring e 9,5 segundos para o Tiguan.
Vídeo da semana: Teste do McLaren Senna em Interlagos
Na lista de equipamentos, o Tiguan sai na frente com o ar-condicionado de três zonas. O do Honda é também digital, mas só tem uma zona.
Em contrapartida, o HR-V Touring traz câmera de ré, sistema de vetorização do torque e bancos de couro. Ele tem ainda alerta de ponto cego, enquanto o Tiguan oferece sensor de fadiga.
A central multimídia do Honda tem Apple CarPlay e Android Auto. A da versão de entrada do VW não traz esses sistemas.
Vídeo relacionado: As vantagens e desvantagens do Honda HR-V