A versão elétrica do compacto Hyundai Casper já está em fase final de testes. O micro SUV da marca coreana já é vendido na Ásia em alguns países, mas com motor a combustão, por exemplo. O modelo foi flagrado em testes sob frio extremo, com temperatura abaixo dos −30 °C.
Assim, a opção elétrica do Casper é esperada para chegar à Europa em 2024, e terá como rival um modelo já vendido no Brasil: o Dacia Spring, por aqui chamado de Renault Kwid E-Tech, atualmente o elétrico mais barato do País. No futuro, outro competidor estará no encalço do compacto: o Citroën C3 elétrico, bastante aguardado por lá.
Entretanto, não se tem notícia se o modelo virá ao Brasil, ao menos este ano. Contudo, caso apareça, terá como forte concorrente outra novidade: o BYD Dolphin Mini, prestes a chegar ao mercado, e com preço abaixo dos R$ 100 mil. Uma briga interessante pelo páreo entre os modelos elétricos mais baratos do País, por exemplo.
Micro SUV da Hyundai busca espaço entre elétricos compactos na Europa
O mini SUV mede 3,60 metros de comprimento, com 2,40 m de distância entre-eixos, 1,59 m de largura, e 1,57 m de altura. As medidas atuais do modelo devem permanecer as mesmas, uma vez que a variante elétrica do Casper usa a mesma plataforma do modelo a combustão, por exemplo. O que muda mesmo são detalhes entre as duas versões.
A grade dianteira deve ser fechada, uma vez que não há necessidade de muita ventilação, pois não há motor, abandonando o formato colmeia original. O conjunto pneus e rodas deverá ser diferente, oferecendo menos resistência de rodagem, e priorizando o alcance elétrico do modelo.
Seja como for, ainda não há informações sobre que conjunto moverá o carrinho. Publicações europeias especulam algo entorno dos 200 km de alcance elétrico, e outros meios falam em quase 400 km, o que de fato é interessante. Contudo, não se tratam de informações oficiais, dificultando a análise.
O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!