A Hyundai está construindo uma planta fabril em Ulsan, na Coreia do Sul, feita exclusivamente para veículos elétricos. A movimentação vai ao encontro do ideal da montadora, em cada vez mais abandonar a produção de modelos movidos a gasolina. Contudo, fábrica tem capacidade para produzir 200 mil elétricos por ano, por exemplo.
Assim, a nova planta para veículos elétricos acompanha o lançamento de outra, aberta no estado da Geórgia, nos EUA. Atualmente, no entanto, a fábrica em Ulsan tem capacidade para 1.4 milhão de carros anualmente, com 1.1 milhão deles para o mercado de exportação. A nova fábrica ficará localizada onde a Hyundai começou suas operações, há mais de 50 anos.
Contudo, a conclusão das obras está prevista para 2025, e a produção em massa dos modelos deve começar no primeiro trimestre de 2026. Além disso, o primeiro modelo a deixar a nova linha de produção será um SUV da marca Genesis, sub-marca de luxo da Hyundai. A fábrica de Ulsan começou suas operações em 1968, e em 1975 já produzia os primeiros modelos independentes da Coréia do Sul.
Modelos como o Pony, Sonata, Accent e Elantra ajudaram a pavimentar o caminho da marca ao longo dos anos. A fábrica de Ulsan é hoje a maior fábrica individual do mundo, primeira da marca em 27 anos, depois da criação de um centro em Asan, em 1996. O complexo contatá com equipamentos inovadores e logística de peças automatizada, bem como sistemas de controle baseados em inteligência artificial.
Hyundai e marcas irmãs pretendem lançar 31 novos carros elétricos
A marca cogita planejar a fábrica de forma que a jornada de trabalho tenha fadiga reduzida, bem como a integração com espaços de descanso e relaxamento dos funcionários. Terceira maior montadora do mundo em vendas, junto de sua afiliada Kia, planeja, junto da Genesis, lançar 31 novos modelos elétricos até o ano de 2030, por exemplo.
O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!