Você está lendo...
Tesla prepara elétrico barato para disputar com o BYD Dolphin
Notícias

Tesla prepara elétrico barato para disputar com o BYD Dolphin

Futuro Tesla Model 2 será um compacto elétrico que deve chegar ao mercado em 2025 por um preço médio de US$ 25 mil

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

12 de nov, 2023 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

BYD-Dolphin-Divulgação-BYD
BYD Dolphin seria um dos rivais do futuro Tesla Model 2
Crédito:BYD/Divulgação
BYD Dolphin e GWM Ora 03são os modelos de entrada das novas chinesas

Já faz alguns anos que Elon Musk, CEO da Tesla, promete que fará um carro elétrico de entrada. Mas ao que tudo indica, os planos devem se tornar realidade em 2025. O veículo terá porte de BYD Dolphin que, apesar de não ser vendido nos EUA, tem feito um estrondoso sucesso mundo afora. O compacto chinês já vende mais de 1.000 unidades por dia se somados todos os mercados onde está disponível, Brasil incluso.

Possivelmente batizado de Tesla Model 2, o carro seria fabricado, a princípio, na unidade Giga Factory de Monterrey (México). Mas existe a possibilidade de o compacto ser produzido em Berlim, que já funciona desde É a mesma linha de montagem de onde sai o Model Y para o mercado europeu. 

Contudo, a ideia é que o futuro popular seja feito também na Índia. Isso porque o executivo vem negociando com o governo local para construir uma fábrica no País que produzirá um modelo na faixa de preço de US$ 25 mil (pouco mais de R$ 122 mil na conversão direta).

Publicidade




Projeções mostram como seria o futuro Tesla Model 2 (Reprodução)

O que se sabe sobre o Tesla Model 2

Atualmente o carro mais barato da Tesla é o Model 3, que parte de US$ 42.990 (cerca de R$ 211 mil) nos EUA. Mas a expectativa é de que o Model 2 chegue ao mercado com preço variando entre US$ 25 mil e US$ 35 mil, dependendo da versão e autonomia.

As informações, porém, são bem escassas. O que foi divulgado até o momento é que o carro será feito em uma plataforma totalmente nova, que custará metade dos valores das arquiteturas de Model 3 e Model Y. De acordo com Musk, o compacto também terá processos de manufatura e design mais simplificados em relação aos atuais carros da marca. Tudo com a intenção de cortar custos e atingir maior volume de produção.


BYD Han
Atualmente, sedã de luxo Han é o único carros da BYD vendido nos EUA (BYD/Divulgação)

Oportunidade para a BYD

Se os planos do excêntrico milionário realmente se concretizarem, é uma oportunidade de ouro para BYD vender seu Dolphin para os norte-americanos. Hoje, além de ônibus, caminhões e até monotrilhos elétricos, a marca chinesa só vende o sedã de luxo Han nos EUA. 

Por ser um mercado muito maior que o brasileiro, por exemplo (previsão é de 15 milhões de unidades licenciadas em 2023), o Dolphin poderia ser um rival de peso para o Model 2. Se por aqui o modelo já vendeu 1.036 unidades em outubro, nos EUA o potencial será enorme. Mesmo que os gringos de lá prefiram carros de grande porte.


Tesla no Brasil?

A Tesla também planeja começar suas operações na América do Sul. Mas não será pelo Brasil. A montadora já registrou a marca Tesla Chile SpA há pouco mais de um mês. Isso porque o Chile tem uma das maiores reservas de lítio do mundo, matéria-prima para a fabricação de baterias. Além disso, há pouca tradição de carros elétricos naquele mercado.

Essa ação não significa necessariamente que a Tesla construirá uma fábrica no País. Mas o registro indica que há planos para que a empresa comece a atuar na região. Se a fábrica realmente for construída por lá, é bem provável que a unidade abasteça outros mercados no continente, como o Brasil.

Mas ainda é muito cedo para criar qualquer expectativa. Só que uma outra montadora que também falou sobre planos de ter uma fábrica chilena recentemente. Já sabe qual, né? Sim, a BYD.


Jornal do Carro também está no Instagram, confira!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião