Mesmo depois da chegada do novo Creta, em 2021, a Hyundai decidiu manter em linha o modelo antigo, batizado de Creta Action. Apesar de boatos ao longo dos anos afirmarem que o SUV com o visual de 2015 sairia de linha em breve, eis que o modelo ganha agora uma sobrevida na linha 2025.
Contudo, esse realmente deve ser seu último suspiro. Isso porque o conjunto mecânico que equipa o Creta Action será descontinuado por não atender às leis de emissões. E dificilmente a marca vai colocar um trem de força mais moderno no utilitário, que deve se despedir do mercado brasileiro com a chegada da reestilização do SUV.
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Com proposta mais simples, o Creta Action tem boa aceitação por conta de seu bom custo-benefício. Na linha 2025, o modelo é tabelado a R$ 119.990. Ou seja, ele custa menos que a versão de topo Platinum Plus do HB20, que sai por R$ 121.690. Além de ser bem mais em conta que a configuração de entrada do novo Creta, que parte de R$ 140.090.
Como é o Creta Action
Começando pelo motor, o Creta Action traz sob o capô o 1.6 16V aspirado que entrega 123 cv e 16 mkgf de torque com gasolina e 130 cv e 16,5 mkgf com etanol. É o único modelo da Hyundai que ainda utiliza esse propulsor. O câmbio é sempre automático de seis marchas. De acordo com o Inmetro, o consumo fica em 7,1 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, roda 9,7 km/l e 12,1 km/l, respectivamente.
Apesar de sua proposta mais simples, o SUV produzido em Piracicaba (SP) tem uma razoável lista de equipamentos. Além de detalhes externos como retrovisores com repetidores de seta, maçanetas na cor da carroceria, barras no teto, farois de neblina e rodas de liga leve de 16”. São itens ausentes em muitos modelos de entrada. Faltam, entretanto, central multimídia, painel de instrumentos digital (há apenas uma telinha de 3,5” no centro dos mostradores analógicos) ou mais itens de segurança, por exemplo.
A lista de série traz dois airbags, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, bancos de tecido, ar-condicionado de uma zona, monitoramento de pressão dos pneus, direção elétrica, sensor crepuscular, piloto automático, retrovisores com ajustes elétricos e sistema start stop. Por fim, há um rádio simples, que traz Bluetooth e entradas USB e auxiliares.
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