O mercado de SUVs está bastante disputado. Quem não tinha esse tipo de modelo no portfólio, passou a ter. Quem já tinha, vem ampliando ainda mais a oferta. Este é o caso da Hyundai que, em breve, apostará na versão sete lugares do Creta. Mais precisamente, o modelo – batizado como Alcazar, no mês passado – será revelado no dia 6 de abril.
Um mês após a apresentação oficial, o utilitário da fabricante asiática terá vendas iniciadas na Índia onde foi desenvolvido. E, embora a Hyundai não confirme, certamente o SUV terá vendas globais, principalmente, nos mercados emergentes, como o Brasil.
Muitas informações sobre o Alcazar, no entanto, ainda são nebulosas. Entretanto, é fato que o modelo usará a plataforma do irmão Creta (cinco lugares, foto acima), entretanto, com espaço entre-eixos ampliado – para acomodar a fileira de assentos extra.
Seis lugares?
A imprensa internacional revelou que o novato terá, ainda, uma versão mais luxuosa com seis assentos. Com isso, a fileira do meio cai de três para dois lugares, porém, abriga console central com soluções como carregador sem fio para smartphones. Tela central touch screen compatível com Apple CarPlay e Android Auto também devem figurara na lista de série, assim como assentos ventilados e teto solar panorâmico.
Assim como informado à época dos flagras (foto acima) feitos na Coreia do Sul, o Hyundai Alcazar não vai muito além de uma versão avantajada do Creta. A dianteira é a mesma – salvo alguns retoques pontuais -, assim como o interior. A traseira muda, até mesmo por causa do layout exigido pela carroceria mais longa, que rende retrabalho da engenharia por meio de detalhes como balanço traseiro mais longo e altura extra no teto.
Hyundai não deve inovar em motorização
A mídia indiana aposta em equipamentos como sistemas como frenagem automática, controlador de velocidade adaptativo e alertas de saída de faixa e de tráfego cruzado entre as soluções. Outra aposta é na motorização, que deve seguir a cartilha do irmão menor, com configurações 1.4 e 1.5. Esta última pode ser aspirada a gasolina ou turbodiesel. Potências oscilam entre 115 cv e 140 cv. Até mesmo o 1.0 turbo (120 cv) pode fazer parte da gama, caso o modelo aterrisse por aqui. Mas tudo ainda é especulação.