Você está lendo...
Hyundai M Vision Pop e 2GO: conceitos de mobilidade urbana que… andam de lado
Notícias

Hyundai M Vision Pop e 2GO: conceitos de mobilidade urbana que… andam de lado

Apresentados na última CES, conceitos usam o “e-corner module”, capaz de girar cada roda, de forma independente, em até 90 graus

Marcio Ishikawa, especial para o Jornal do Carro

21 de jan, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Hyundai Mobis M. Vision POP
Crédito:Hyundai Mobis/divulgação

A Hyundai Mobis apresentou dois conceitos de mobilidade urbana, o M. Vision POP e o M. Vision 2GO. Os dois chamaram a atenção do público na edição 2022 da Consumer Electronic Show (CES) – a maior feira de tecnologia do planeta, realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos. O motivo? Principalmente o fato de conseguirem andar de lado e girar 180 ou 360 graus sobre o próprio eixo. 

Certamente um verdadeiro sonho de consumo para quem sua a camisa na hora de fazer uma baliza ou precisa manobrar em lugares apertados. Mas, como essas manobras são possíveis? Tanto o M.Vision POP como o M.Vison 2GO foram criados para mostrar a tecnologia e-Corner Module – em que cada uma das rodas agrega motor elétrico, e os sistemas de freio, suspensão e direção. É graças a ela que os dois conseguem tais ‘façanhas’. 

Publicidade


Liberdade de movimentos

Segundo a Hyundai Mobis – fabricante de peças e sistemas automotivos do Grupo Hyundai – o e-Corner Module será fundamental para a mobilidade nas cidades inteligentes no futuro. Nas palavras da empresa, o sistema muda um antigo paradigma do automóvel: o uso de um eixo mecânico para conectar o volante. 

e-Corner Module
Hyundai Mobis/divulgação

Dessa forma, cada uma das quatro rodas se movimenta de forma independente, girando em até 90 graus. Só para exemplificar, no sistema de direção dos automóveis, o ângulo de esterço é de apenas 30 graus – além de, claro, estar limitado ao eixo dianteiro. É exatamente essa característica que permite que os dois conceitos M.Vision se movam de lado e, desse modo, estacionem sem problemas em um espaço pouco maior que o comprimento do veículo. Ou então possam girar sobre seu próprio eixo, virando 180 graus sem a necessidade de ir para frente e para trás.


Sustentável e compartilhável

Existem outras vantagens, ligadas ao processo de desenvolvimento dos veículos. Como o sistema dispensa conexão mecânica entre as peças, por exemplo, ele permite um melhor aproveitamento do espaço interno. Além disso, oferece flexibilidade na concepção geral do veículo – seja em algo mais conceitual, como suas medidas, como em algo mais prático, como o design do sistema de abertura das portas. 

Sobre os dois conceitos, a Hyundai Mobis não divulgou muitos detalhes. Afinal, como dito anteriormente, o principal objetivo é mostrar a tecnologia e-Corner Module. O M.Vison POP é um veículo 100% elétrico pensado para um sistema de compartilhamento ativado por aplicativo no smartphone. 


Hyundai Mobis M. Vision POP
Hyundai Mobis/divulgação

Já o M. Vision 2GO tem a mesma pegada de mobilidade urbana do futuro, mas é pensado para um sistema autônomo de delivery e utiliza uma célula de combustível de hidrogênio para gerar a eletricidade que move os motores. Assim como no M. Vision POP, painéis nas laterais, frente e traseira podem enviar alertas e mensagens para os pedestres.




O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Hyundai Creta New Generation Ultimate
Oferta exclusiva

Hyundai Creta New Generation Ultimate

Deixe sua opinião