Marcio Ishikawa, especial para o Jornal do Carro

21/01/2022 - 5 minutos de leitura.

Hyundai M Vision Pop e 2GO: conceitos de mobilidade urbana que… andam de lado

Apresentados na última CES, conceitos usam o “e-corner module”, capaz de girar cada roda, de forma independente, em até 90 graus

Crédito: Hyundai Mobis/divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Hyundai Mobis apresentou dois conceitos de mobilidade urbana, o M. Vision POP e o M. Vision 2GO. Os dois chamaram a atenção do público na edição 2022 da Consumer Electronic Show (CES) – a maior feira de tecnologia do planeta, realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos. O motivo? Principalmente o fato de conseguirem andar de lado e girar 180 ou 360 graus sobre o próprio eixo. 

Certamente um verdadeiro sonho de consumo para quem sua a camisa na hora de fazer uma baliza ou precisa manobrar em lugares apertados. Mas, como essas manobras são possíveis? Tanto o M.Vision POP como o M.Vison 2GO foram criados para mostrar a tecnologia e-Corner Module – em que cada uma das rodas agrega motor elétrico, e os sistemas de freio, suspensão e direção. É graças a ela que os dois conseguem tais ‘façanhas’. 

Continua depois do anúncio

Liberdade de movimentos

Segundo a Hyundai Mobis – fabricante de peças e sistemas automotivos do Grupo Hyundai – o e-Corner Module será fundamental para a mobilidade nas cidades inteligentes no futuro. Nas palavras da empresa, o sistema muda um antigo paradigma do automóvel: o uso de um eixo mecânico para conectar o volante. 

Hyundai Mobis/divulgação

Dessa forma, cada uma das quatro rodas se movimenta de forma independente, girando em até 90 graus. Só para exemplificar, no sistema de direção dos automóveis, o ângulo de esterço é de apenas 30 graus – além de, claro, estar limitado ao eixo dianteiro. É exatamente essa característica que permite que os dois conceitos M.Vision se movam de lado e, desse modo, estacionem sem problemas em um espaço pouco maior que o comprimento do veículo. Ou então possam girar sobre seu próprio eixo, virando 180 graus sem a necessidade de ir para frente e para trás.


Sustentável e compartilhável

Existem outras vantagens, ligadas ao processo de desenvolvimento dos veículos. Como o sistema dispensa conexão mecânica entre as peças, por exemplo, ele permite um melhor aproveitamento do espaço interno. Além disso, oferece flexibilidade na concepção geral do veículo – seja em algo mais conceitual, como suas medidas, como em algo mais prático, como o design do sistema de abertura das portas. 

Sobre os dois conceitos, a Hyundai Mobis não divulgou muitos detalhes. Afinal, como dito anteriormente, o principal objetivo é mostrar a tecnologia e-Corner Module. O M.Vison POP é um veículo 100% elétrico pensado para um sistema de compartilhamento ativado por aplicativo no smartphone. 


Hyundai Mobis/divulgação

Já o M. Vision 2GO tem a mesma pegada de mobilidade urbana do futuro, mas é pensado para um sistema autônomo de delivery e utiliza uma célula de combustível de hidrogênio para gerar a eletricidade que move os motores. Assim como no M. Vision POP, painéis nas laterais, frente e traseira podem enviar alertas e mensagens para os pedestres.


Leia Mais



Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Mercado

Polo em 1º e dois elétricos no top ten; o ranking dos hatches

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

OFERTA EXCLUSIVA

Hyundai New HB20S Platinum Safety

Ver agora