Você está lendo...
Hyundai revela esportivo elétrico a hidrogênio com visual retrô de 1974
Notícias

Hyundai revela esportivo elétrico a hidrogênio com visual retrô de 1974

Batizado de N Vision 74, conceito elétrico da Hyundai tem conjunto híbrido a hidrogênio com mais de 600 km de autonomia e alto desempenho

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

16 de jul, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Hyundai N Vision 74
Hyundai N Vision 74 entrega 680 cv de potência e mais de 90 mkgf de torque
Crédito:Hyundai/Divulgação

Após chamar a atenção com dois protótipos no início do ano, a Hyundai apresentou um novo carro conceito, o N Vision 74. O modelo logo surpreende pelo visual retrô, inspirado no Pony Coupé de 1974, que foi projetado por ninguém menos que Giorgetto Giugiaro, ícone do design automotivo. Mas o esportivo vai além e traz a última geração do sistema elétrico movido a hidrogênio, que continua a ser uma aposta da montadora para o futuro.

Dessa forma, o N Vision 74 não apenas mostra novos conceitos visuais da Hyundai, como também antecipa um pouco das próximas tecnologias da marca. Mas o estilo é realmente o aspecto mais marcante do modelo. Ele é bastante fiel ao estilo cupê do Pony criado por Giugiaro quase cinco décadas atrás. Mas ele não é pequeno, e tem 4,9 metros de comprimento por 1,95 m de largura, só 1,30 m de altura e longos 2,90 m de entre-eixos.

Hyundai N Vision 74
Divulgação/Hyundai

Publicidade


Sob o capô

A Hyundai apresenta um sistema ainda experimental. O protótipo traz um conjunto híbrido a hidrogênio. Ou seja, combina um motor elétrico alimentado por célula de combustível. De acordo com a fabricante sul-coreana, o sistema oferece maior eficiência de refrigeração. Com isso, tem melhor aproveitamento do torque e do sistema de tração. Por fim, a montadora diz que a tecnologia entrega mais equilíbrio e experiência em curvas.



Na prática, o tanque de hidrogênio leva cinco minutos para reabastecer. Por sua vez, a bateria, que possui 62,4 kWh, tem capacidade de carregamento rápido de 800V. Assim, tem supera 600 km de autonomia. Quanto ao desempenho, o conjunto oferece 680 cv de potência e 91 mkgf de torque máximo. Já a velocidade máxima é de 250 km/h.

Divulgação/Hyundai

Visual retrô

No design, o N Vision 74 se inspirou no Pony original, mas trazendo uma cara mais moderna. Não há imagens do interior. No entanto, o destaque, segundo a Hyundai, fica para o painel. Ele combina botões analógicos com um quadro de instrumentos digital. Já no exterior, a dianteira traz um para-choque grande e faróis “pixelados”, bem como na traseira, que tem as lanternas conectadas. Além disso, destaque para o enorme aerofólio.  

“O design orientado para o futuro do N Vision 74 reflete o respeito e apreço que temos pela dedicação e paixão que entraram no conceito Pony Coupe”, disse SangYup Lee, vice-presidente executivo e chefe do Hyundai Design Center.

Divulgação/Hyundai

Rumo a eletrificação

Em 2021, o grupo sul-coreano anunciou investimento de US$ 7,4 bilhões (R$ 40 bi) até 2025 para desenvolver novos carros elétricos e programas de mobilidade. Além disso, vai ampliar a rede de postos de recarga com hidrogênio nos Estados Unidos. Em 2020, a fabricante foi a que mais apostou no hidrogênio como fonte de energia para veículos elétricos. Assim, entregou sete de cada 10 automóveis com esta tecnologia com o crossover Nexo.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 MT
Oferta exclusiva

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 MT

Deixe sua opinião