A Hyundai revelou na Índia as primeiras imagens do Alcazar, seu novo SUV de 7 lugares para os chamados mercados emergentes. O utilitário-esportivo é uma versão mais comprida da nova geração do Creta, que será lançada no segundo semestre deste ano no mercado brasileiro.
Visto de frente, o Hyundai Alcazar é praticamente igual ao novo Creta. Mas há alguns detalhes diferentes, como a grade frontal sutilmente conectada aos faróis e preenchida por pequenas barras horizontais que criam um efeito tridimensional.
Já os faróis mantêm o estilo do Creta, com contornos de LEDs na parte superior e os canhões principais e auxiliares agrupados logo abaixo. Os dois modelos, inclusive, compartilham algumas peças da dianteira, como o capô, as volumosas caixas de rodas e as portas.
Traseira com estilo mais tradicional
O Alcazar, portanto, é irmão gêmeo do Creta até a coluna “B”. Ou seja, o que muda é o comprimento do SUV de sete lugares, que é maior para acomodar a terceira fileira de bancos. O novo modelo tem ainda um terceiro par de janelas laterais que acompanham o formato da vigia.
Outro detalhe do novo SUV é o teto mais comprido e reto, que deixa a traseira mais vertical na comparação com a do Creta. Entretanto, a maior mudança atrás foi feito nas lanternas. Embora as fotos não mostrem essa seção por inteiro, o Alcazar têm lanternas com lentes inteiriças.
Ainda não há imagens específicas do interior do SUV de sete lugares, mas uma delas revela que o painel será igual ao do Creta. Além disso, a ilustração indica que o Alcazar terá opção para seis passageiros (2+2+2). Ou seja, o modelo deverá ter versões com seis e sete assentos.
Mesma mecânica do Creta
Fruto da mesma plataforma utilizada no Creta, o Hyundai Alcazar também vai herdar, na Índia, as opções de mecânica do SUV veterano. Ou seja, a versão de entrada terá motor 1.5 aspirado com 115 cv de potência. Além disso, haverá o 1.4 turbo a gasolina de 140 cv e o 1.5 a diesel de 115 cv.
No mercado indiano, haverá duas opções de câmbios de seis marchas: manual e automatizada de dupla embreagem. E também caixa automática do tipo CVT.
Se vier ao Brasil, o Hyundai Alcazar deverá compartilhar a base mecânica do Creta feito em Piracicaba (SP). Dessa maneira, teria o motor 1.0 turbo flexível da linha HB20, com 120 cv e 17,5 mkgf com etanol. Assim como a transmissão automática de seis marchas.
Este deverá ser o conjunto mecânico da nova geração do Hyundai Creta, que deve chegar ao Brasil até setembro. O SUV continuará sendo produzido no interior paulista, o que facilitaria bastante a nacionalização do Alcazar.
Nome de castelo espanhol
Por ora, a Hyundai não revelou dados técnicos do novo SUV. Mas a expectativa é de que o Alcazar seja até 30 cm maior que o Creta, com cerca de 4,60 m de comprimento. Além disso, seu entre-eixos também será maior. Por dentro, um dos destaques será a central multimídia com tela de 10,25 polegadas.
O modelo também terá portas do tipo USB e saídas de ventilação para a fileira de bancos do meio. Afinal, trata-se de um carro para família. Já nome foi aparentemente inspirado no do castelo de Alcázar de Toledo, na Espanha. Trata-se da construção que aparece nas imagens do modelo divulgadas pela Hyundai.