O visual dos carros novos está cada vez mais moderno, com LEDs fininhos que se movimentam ao acender e apagar, e exigem cada vez menos espaço. Entretanto, a Hyundai parece ter se inspirado no visual do game Minecraft para reestilizar o SUV Venue. A marca sul-coreana revelou imagens do irmão menor do Creta, que ganha desenho “pixelizado”, composto por pequenos quadrados e retângulos. A revelação será no próximo dia 16 de junho.
O simpático SUV, revelado em 2019 nos Estados Unidos, tem tamanho de Fiat Pulse, Citroën C3 e cia. Nesta renovação, vai mudar basicamente a dianteira e a traseira, que ganharão novos para-choques e conjuntos ópticos totalmente redesenhados.
Em síntese, a plástica deixa o mini SUV da Hyundai com grade exageradamente grande – e pixelada. Assim, ganha o mesmo padrão de outros modelos da marca no exterior. As luzes diurnas de LEDs, que ficam na parte superior dos faróis, ganharam três elementos. Tudo ficou mais reto. A parte inferior do para-choque também está mais “limpa”.
Na parte de trás, saem as lanternas pequenas, que pareciam vindas de um carro popular, e o SUV exibe conjunto óptico maior e unido por uma barra preta que atravessa a tampa do porta-malas, que, dessa forma, também apresenta alterações. Já o para-choque traseiro ganha um elemento preta com pequenos refletores nas extremidades que abriga a placa de identificação. As dimensões ainda não foram divulgadas, mas devem se manter.
Interior
Do lado de dentro, em síntese, o SUV de entrada da Hyundai, com até 4 metros de comprimento, terá o sistema Bluelink, tal como nos produtos brasileiros. Assim, terá controle de diversas funções do carro por meio de aplicativo no smartphone. Informações apontam que o Venue ganhará novo sistema de entretenimento com mais de 60 recursos. Os assistentes Alexa e Google Voice, por exemplo, serão compatíveis com inglês e hindi.
Para tentar amenizar o caos que é dirigir na Índia, a Hyundai vai incluir a tecnologia Sounds of Nature. Ou seja, tenta deixar os motoristas mais relaxados ao volante. Pelas imagens disponibilizadas, dá para notar na imagem do quadro de instrumentos digital que o SUV terá três modos de condução (Normal, Eco e Sport).
No total, o novato terá cinco níveis de acabamento. Nenhuma opção é nova. Na gama, destaque para os motores 1.2 aspirado a gasolina, 1.0 T-GDi (turbo), que também bebe o derivado do petróleo, e, por fim, o turbodiesel CRDi de 1,5 litro. Tração dianteira e opções de câmbio manual ou automática, por fim, completam as informações mecânicas.
Vem ou não vem?
Com as boas vendas da linha HB20 e do Creta, que se consolidou como o terceiro SUV mais emplacado do mercado brasileiro e o sétimo do ranking geral, a Hyundai não parece intencionada em lançar o Venue por aqui neste momento. O modelo chegou a aparecer em solo brasileiro (flagra abaixo), entretanto, nada foi para frente. Mas, com os preços dos carros cada vez maiores e novos SUVs a caminho, a marca sul-coreana já tem um candidato.
Uma coisa é certa: para ser viável, o Venue precisaria ter preço competitivo e produção local. Ou seja, teria de custar menos que os R$ 106 mil pedidos pelo Creta Action, da geração anterior que continua em linha. E sabemos que a fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP) opera no limite. Assim, a marca teria de fazer novo investimento no País.