Vagner Aquino

20/01/2021 - 5 minutos de leitura.

Importados caem, mas Volvo e Porsche comemoram

Mesmo com cenário desolador de queda nas vendas de veículos importados superior a 20%, marcas premium vendem mais que nunca e até registram recordes

Volvo XC60 foi o veículo importado mais vendido de 2020 Crédito: Volvo/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Fábricas com portas fechadas, dólar lá em cima, desemprego. Essas são apenas algumas das batalhas que o mundo vem enfrentando (e que se agravam a cada dia) nos últimos tempos. E com tanta coisa andando para trás, o mercado de carros importados, dificilmente passaria ileso. Na última semana, a associação dos importadores de veículos (Abeifa) divulgou a queda que sofreu em 2020. Foram 20,7% a menos nos licenciamentos de importados em comparação com as vendas de 2019.

A entidade informou, no entanto, que o Brasil emplacou 27.421 unidades no ano passado – 34.596 em 2019. Já a produção nacional das associadas à Abeifa, com 31.646 unidades, caiu 4,4%. O resultado é comparado com as 33.090 unidades de 2019. Pela primeira vez, aliás, a produção nacional das associadas à associação superou a totalização de veículos importados.


Leia Mais


E o desempenho do mês de dezembro, contudo, também foi ruim. O último mês do ano registrou queda de 28,3% em relação a igual período de 2019. Foram comercializadas, respectivamente, 2.422 unidades contra 3.379 licenciamentos. O desempenho de vendas no referido mês também significou queda de 4% quando comparado a novembro. Foram 2.422 unidades (dezembro) contra 2.524 (novembro).

Continua depois do anúncio

Redução da alíquota de imposto é solução

Diante dessa realidade, o presidente da Abeifa, João Henrique Oliveira, pede ao Governo Federal redução urgente da alíquota do imposto de importação. O procedimento poderia, no entanto, acontecer de forma gradual.

Apenas isso, de acordo com ele, poderia reativar números setoriais mais alentadores. “A redução do imposto, hoje de 35%, para 20%, é crucial para manter a viabilidade das operações. Quanto mais nos isolarmos do mundo mais perderemos competitividade e investimentos no futuro”, argumenta Oliveira.

Volvo/Divulgação

O lado bom da história

Mesmo com baixas, a entidade prevê um 2021 com crescimento de 15% sobre 2020. Afinal, apesar das intempéries, o ano passado ficou marcado por introduzir no mercado local as principais inovações tecnológicas em veículos elétricos e híbridos. Com a promessa de alcançar um futuro promissor, esses modelos, todavia, vieram para ficar. E quem acompanhar essa tendência, vai colher bons frutos.

Aliás, já está colhendo. É o caso da Volvo, que registrou 7.702 emplacamentos no acumulado de 2020 e, dessa maneira, encerrou o ano como líder entre marcas de modelos importados pela primeira vez na história. Seu market share ficou em 28,1%. Na segunda e terceira posições do pódio estão Kia e BMW. Respectivamente, os números de unidades ficaram em 5.981 e 3.599.

Porsche/Divulgação

Modelos importados que fizeram sucesso

XC60 e XC40 foram, a princípio, os mais emplacados entre janeiro e dezembro do ano passado. Foram 2.951 unidades e 2.869 emplacamentos, respectivamente. Falando ainda em modelos, a Porsche – que emplacou 2.449 unidades, 35% a mais que em 2019 – nunca vendeu tanto 911. O esportivo teve 743 emplacamentos no Brasil em 2020. O número é, portanto, 225% maior que o registrado em 2019. A alemã, aliás, foi a única do top 10 a crescer, com alta de 32,5%.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Ferrari 12Cilindri é novo supercarro da marca com motor V12

Lançamentos

Novos Mercedes-Benz EQA e EQB chegam ao Brasil; veja os preços

Mercado

Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos e Toyota Corolla: os 10 sedãs mais vendidos de abril

Notícias

Toyota Starlet pode retornar como novo esportivo da Gazoo Racing

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

VER TODAS AS OFERTAS