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Incêndio no Volt pode mudar segurança para elétricos
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Incêndio no Volt pode mudar segurança para elétricos

Os órgãos que regulam a segurança automotiva nos Estados Unidos estão considerando mudar algumas regras aplicadas a veículos híbridos e elétricos, de acordo com informações de agências internacionais. Uma das possibilidades é que as baterias que...

15 de nov, 2011 · 3 minutos de leitura.

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 Incêndio no Volt pode mudar segurança para elétricos

Os órgãos que regulam a segurança automotiva nos Estados Unidos estão considerando mudar algumas regras aplicadas a veículos híbridos e elétricos, de acordo com informações de agências internacionais. Uma das possibilidades é que as baterias que equipam esses carros sejam descartadas após uma colisão.

A polêmica começou após o incêndio em uma unidade do híbrido Chevrolet Volt em Wisconsin, no primeiro semestre. O carro havia passado, três semanas antes do ocorrido, por um teste de colisão de impacto lateral a 20 milhas por hora (equivalentes a 32 km/h). A bateria de íon de lítio que equipa o modelo foi a causadora do incêndio.

O NHTSA, órgão regulador máximo da segurança dos automóveis nos EUA, está investigando o caso e entrou em contato com todas as marcas que vendem ou pretendem vender híbridos ou elétricos equipados com bateria de íons de lítio no país. Entre elas estão GM, Ford e Nissan.

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De acordo com a GM, o incêndio pode ter ocorrido porque o NHTSA, responsável pela realização de testes de colisão nos EUA, pode não ter drenado a bateria após o impacto. “É uma medida de segurança recomendada pela fabricante”, disse o porta-voz da GM Rob Peterson.

O chefe de engenharia da montadora, Jim Federico, afirmou que a GM está colaborando com o NHTSA na investigação. “Mas quero deixar bem claro que o Volt é um carro seguro”, disse. “O risco de incêndio não é maior do que em um carro com motor a gasolina”.


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