O inédito Chevrolet Bolt EUV foi oficialmente lançado no Brasil na noite desta segunda-feira (08), em evento da General Motors em Indaiatuba (SP). Baseado no Bolt EV, o SUV elétrico chega ao País para marcar a transição da marca para a nova geração de veículos a baterias (BEVs), feitos sobre a plataforma Ultium. Entretanto, o modelo terá apenas um pequeno lote de 200 unidades, pois terá a produção encerrada até o fim deste ano.
Dessa forma, a missão do Bolt EUV será preparar o terreno para a transição elétrica da GM no Brasil. A montadora tem um plano estratégico para vender veículos elétricos com maior volume de produção, por exemplo. Para isso, aproveita o lançamento do SUV do Bolt para (re)confirmar a chegada ao Brasil de outros dois elétricos em 2024: Equinox EV e Blazer EV. A dupla está em fase final de desenvolvimento e estreia no ano que vem nos Estados Unidos.
Chevrolet Bolt EUV tem plano de financiamento
Outro modelo a bateria cotado para vir ao Brasil é a picape elétrica Silverado EV. Esta, porém, deve chegar somente depois de 2025, sobretudo por causa da alta demanda nos EUA, onde já acumula milhares de reservas. Enquanto isso, a GM tenta emplacar bem a linha Bolt por aqui, e anuncia condições especiais de financiamento.
O SUV elétrico “de entrada” da Chevrolet tem preço sugerido de R$ 279.990. Assim, custa menos que o hatch e fica mais próximo, em valores, de concorrentes diretos como Nissan Leaf e Peugeot e-2008. Mas, para tornar a oferta atraente, a GM anuncia opção de “financiamento balão”, onde se paga um valor de entrada e parcelas mensais fixas. Ao final, o valor residual pode ser quitado ou usado na troca por outro elétrico da marca, por exemplo.
Através do plano “Chevrolet Elétrico Sempre”, o SUV tem entrada de 60% do seu valor total, outras 24 parcelas fixas de R$ 3.369, seguidas de uma parcela final, única, de 20% do valor total do Bolt EUV.
O que muda no Bolt EUV
O Bolt EUV é um pouco maior que o hatch nas dimensões. É, por exemplo, mais alto e comprido, mas ainda assim se assemelha bastante ao modelo que o originou. A altura (1,62 m) e a largura (1,77 m) são iguais nos dois modelos, mas o SUV elétrico é maior no comprimento, com 4,31 metros, e na distância entre-eixos (2,67 m). Assim, acomoda melhor os passageiros a bordo. Mas a capacidade do porta-malas, com 462 litros, é menor que no hatch (478 l).
Já o conjunto elétrico é rigorosamente o mesmo. O motor gera 150 kW de potência máxima, o equivalente a 203 cv, e bons 36,7 mkgf de torque máximo. Segundo a GM, o SUV elétrico acelera de zero a 100 km/h em 7,7 segundos. A bateria tem capacidade de 65 kW e fornece autonomia de 456 km no ciclo WLTP, de 397 km no EPA e de 377 km pelo Inmetro.
Bem equipado, o Bolt EUV traz multimídia com tela de 10,2″ e espelhamento sem fio com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. A única versão disponível é a Premier, com 10 airbags, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência, Wi-Fi e aplicativos de streaming nativos, entre outros. Além disso, é possível comandar algumas funções do carro à distância por meio do app myChevrolet. E oferece opção de teto solar panorâmico.