O primeiro trimestre de 2023 ainda não terminou, mas as montadoras já lançaram várias novidades no Brasil neste início de ano. Como de costume, todos os novatos passam pelo crivo do Inmetro, que faz a aferição do consumo médio de cada modelo. Pois o órgão acaba de atualizar a tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE) com os últimos lançamentos, que incluem, por exemplo, o novo Honda Civic híbrido e a picape Ford F-150.
A lista também traz os dados do SUV elétrico BYD Song Plus, da dupla Volkswagen Virtus e Polo Track, bem como da nova Toyota Hilux GR-Sport, que acaba de receber atualização. Mas, como destaque em eficiência, sobressaem-se o modelo da BYD e o Civic Hybrid (só a gasolina), que supera o arquirrival Corolla sedã (híbrido flex) com média superior a 18 km/l na cidade. Por isso, o Honda recebe o Selo Conpet de Eficiência Energética.
Confira o consumo dos lançamentos de 2023 em ordem alfabética:
BYD Song Plus
Motor 1.5 a gasolina + elétrico
Consumo: 15,6 km/l (c) e 13,4 km/l (e)
Consumo equivalente VE ou PHEV: 38,4 km/l (c) e 28,1 km/l (e)
Eficiência energética: 0,62 MJ/km
Nota A
Ford F-150
Motor 5.0 V8 a gasolina
Consumo: 6,3 km/l (c) e 8,6 km/l (e)
Eficiência energética: 3,13 MJ/km
Nota D
Honda Civic Touring Hybrid
Motor 2.0 a gasolina + elétrico
Consumo: 18,3 km/l (c) e 15,9 km/l (e)
Eficiência energética: 1,21 MJ/km
Nota A
Range Rover Velar PHEV
Motor 2.0 a gasolina + elétrico
Consumo – 8,6 km/l (c) e 9,4 km/l (e)
Consumo equivalente VE ou PHEV: 19,1 km/l (c) e 20,1 km/l (e)
Eficiência energética: 1,04 MJ/km
Nota A
Lexus RX 500h
Motor 2.4 a gasolina + elétrico
Consumo: 10,5 km/l (c) e 10,8 km/l (e)
Eficiência energética: 2,05 MJ/km
Nota C
Toyota Hilux GR-Sport
Motor 2.8 a diesel
Consumo: 9,5 km/l (c) e 10,7 km/l (e)
Eficiência energética: 2,69 MJ/km
Nota D
Volkswagen Polo Track
Motor 1.0 flex
Consumo etanol: 9,3 km/l (c) e 10,5 km/l (e)
Consumo gasolina: 13,5 km/l (c) e 15 km/l (e)
Eficiência energética: 1,51 MJ/km
Nota B
Volkswagen Virtus TSI automático
Motor 1.0 flex
Consumo etanol: 8,5 km/l (c) e 10,7 km/l (e)
Consumo gasolina: 12,2 km/l (c) e 15,2 km/l (e)
Eficiência energética: 1,60 MJ/km
Nota B
Volkswagen Virtus TSI manual
Motor 1.0 flex
Consumo etanol: 9,2 km/l (c) e 11,3 km/l (e)
Consumo gasolina: 13,5 km/l (c) e 15,9 km/l (e)
Eficiência energética: 1,47 MJ/km
Nota B
O que é o PBEV veicular?
Antes de falar da lista em si, cabe refrescar sobre o que é o PBEV. Em síntese, o programa classifica os veículos à venda no Brasil com base na eficiência energética. O Inmetro fornece dados sobre consumo de combustível (cidade/estrada) e emissões. Os ensaios são feitos em laboratório com índices de correção.
Desse modo, os veículos avaliados recebem etiquetas – fixadas nos para-brisas – que trazem a classificação geral e por categoria. As notas, a princípio, variam de “A”, para os carros mais eficientes, para “E”, que indica os mais beberrões.
A princípio, a lista atualizada de 2023 traz 35 montadoras e 787 modelos e versões aferidos. O Inmetro, por fim, separa os veículos por diferentes tipos de motorização. Ou seja, os divide nas categorias “Elétricos” (68 modelos), “Plug-in” (55), “Híbridos” (139), “Flex” (278), “Gasolina” (258) e “Diesel” (169).
Como é feito o teste de consumo do Inmetro?
Antes de tudo, os veículos passam por ensaios em laboratório acreditados pelo Inmetro. Para obter o certificado, fazem teste em pista e medição de consumo em laboratório. Esta segue as normas da ABNT NBR 7024 e, dessa forma, cumpre ciclos de condução nos padrões urbano e rodoviário, e utiliza combustíveis de referência.
No caso dos elétricos
Os carros com motorização 100% elétrica passam por processo diferente. A princípio, cumprem os testes em pista e medição de consumo em laboratório, seguindo as normas da ABNT NBR 7024. Entretanto, de acordo com o Inmetro, é preciso comparar os resultados com os de veículos que usam combustíveis diferentes. Ou seja, etanol e/ou gasolina e diesel. Assim, os dados são convertidos para Joule (J). Essa unidade, portanto, mede a quantidade energia necessária para um determinado deslocamento.
Ademais, a metodologia considera quanto o carro elétrico consome em kW/100 km na comparação com um similar a combustão. O ranking dos elétricos mais econômicos do País é baseado no consumo médio em cidade. Afinal, ao contrário de modelos com motor a combustão, esse é o melhor cenário para os carros alimentados por energia elétrica.