Há quase um mês, o governo federal anunciou a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI. Para o setor automotivo, a baixa chegou a 18,5% e reascendeu a esperança do brasileiro em comprar um carro 0-km. Em vigor desde 25 de fevereiro, o decreto federal mexeu com os preços dos veículos e praticamente todas as marcas já anunciaram a nova tabela de valores.
Para quem acompanhou de perto essa movimentação, ficou evidente que os descontos flutuam bastante entre as marcas. O motivo dessa diferença é porque a lei em si não obriga as montadoras a repassarem 100% do IPI aos clientes. Nesse meio tempo, algumas marcas alegaram que não reduziram os valores pois não aumentaram a tabela no mês de março. Outras, por sua vez, optam por dar descontos menores.
Tal como noticiado pelo Jornal do Carro, as reduções permeiam o portfólio das marcas em geral, que incluem Ford, Honda, Hyundai, Toyota, entre outras. No entanto, em algumas concessionárias, a realidade é outra. Em uma apuração junto às rede, o JC levantou como está essa prática repassada por cada montadora. E o resultado é que: tudo depende.
Nas cotações, observamos que os preços estão variando bastante. Em alguns modelos, o IPI reduzido faz uma diferença. Contudo, em outros, os valores chegam a ser até mais caros que a tabela anterior.
Toyota e Honda
Logo de cara, falamos com duas concessionárias da Toyota em São Paulo. Cotamos dois modelos, o SUV Corolla Cross e o Yaris hatch. Ambos tiveram suas linhas renovadas no começo deste ano e receberam descontos entre R$ 2 mil e R$ 3 mil com a redução do IPI.
No caso do Corolla Cross, cotamos a versão XR 2.0, que estava na faixa dos R$ 160.800. Ou seja, ficou acima do valor esperado de R$157.780 com a redução. Além dessa, também vimos o modelo XRE, que estava saindo na faixa de R$ 172 mil, cerca de R$ 2 mil mais caro do que o desconto proporcionou (R$ 170.250).
Já na linha Yaris, vimos a versão de entrada XL, que estava com o desconto inteiro de R$ 1.910, custando R$ 95 mil. A intermediária XS, por sua vez, foi negociada por R$ 105 mil, quase R$ 700 mais cara que o valor original de tabela R$ 104.210.
Na Honda, os valores também não bateram muito com o abatimento no imposto. Para o City hatchback, que chegaria aos R$ 112.100 na versão de entrada, o preço ficou em R$ 117.900. Ou seja, uma diferença de cerca de R$ 3.700. No sedã, a mesma coisa. Nas lojas, o preço circulava em R$ 127 mil, enquanto o a redução do IPI poderia baixar o valor do carro em R$ 123. Os preços médios foram cotados em São Paulo e Curitiba.
Mas há uma boa razão: sem Fit, Civic, HR-V e WR-V, a Honda passou a viver basicamente da nova geração do City, que, pela primeira vez, tem carroceria hatchback. Feito na fábrica de Itirapina (SP), o novo City hatch, portanto, acabou de chegar às lojas, e o sedã foi lançado há três meses. Ou seja, com a pré-venda, a produção está reservada.
Hyundai e GM
Seguindo a decisão do Governo, a Hyundai passou a aplicar o desconto do IPI a partir do dia 10 deste mês, com a redução integral da alíquota. As diferenças variam entre R$ 1.500 e R$ 3.000 no geral. Na prática, em São Paulo, os vendedores passaram valores de R$ 119.390 para o Creta na versão de entrada Comfort que, com a baixa, deveria alcançar os R$ 115 mil. Já em Belo Horizonte, o valor corresponde e fica em R$ 115.490.
A General Motors também anunciou os descontos recentemente. Nas lojas contatadas na capital paulista, os preços do Onix LT 1.0 estavam na faixa dos R$ 75 mil, o que é R$ 1.200 a mais do que o valor prometido com a redução, que ficaria em em R$ 73.800.
Para a Tracker, também nada de diferente. A versão LT 1.0 turbo estava custando a partir de R$ 121.380, sendo que o desconto anunciado chegava em torno dos R$ 118 mil. Aproveitamos também para consultar a versão de entrada, que estava saindo por R$ 115.930, ante aos R$ 113.490 esperados com o IPI reduzido.
Renault
Marca do carro mais barato do Brasil, a Renault também reduziu os preços de seus carros. Dessa forma ficou entre R$ 800 e R$ 3.100 mais baratos, a depender do modelo e versão. Nas lojas, o Kwid Zen 1.0, por exemplo, que tinha desconto de R$ 800 na nova tabela, e realmente cumpriu a promessa e estava na faixa dos R$ 59 mil. Contudo, em outra unidade, mesmo com o desconto, o preço continuava nos R$ 59.8990.
Os valores que mais surpreenderam, mas não de forma positiva, foram do Duster. Em uma das lojas, a versão Iconic 1.3 turbo estava por R$ 137.490. Ou seja, ainda maior que o preço original antes do desconto, que era de R$ 135.590. Na Intense 1.6 flex, que tinha valor de R$ 112.890, o mais próximo foi de R$ 114.890.
Um modelo que compensou foi o Sandero S Edition, que recentemente saiu dos R$ 82 mil e passou para R$ 80 mil com os descontos. Em uma das lojas, encontramos ele por cerca de R$ 77 mil. No entanto, há também alguns descontos que podem influenciar no valor final. Já a Captur Zen, com motor 1.3 turbo, está R$ 139.790, ante os R$ 138.890 com a baixa.
Duplinha Stellatins
Nessa linha, fomos também averiguar como estavam os valores da Jeep e da Fiat, a dupla do Grupo Stellatins. Na marca norte-americana, consultamos, claro, sobre o novo Renegade. A versão de entrada Sport, estava na faixa dos R$ 127.490, ou seja, sem o desconto previsto pelo IPI. Além dela, também cotamos a Longitude Flex, que estava custando R$ 136 mil – um dos poucos modelos que estava abaixo do valor com a redução, que totalizava em R$ 138.410.
Logo depois, falamos com quatro concessionárias da Fiat, que também abaixou entre R$ 800 e R$ 4 mil os preços dos carros. Mas, os valores flutuaram bastante. Em algumas lojas da capital paulista, a versão de entrada da picape Toro estava em uma média de R$ 133 mil, ficando abaixo, até mesmo, do valor com desconto, que seria de R$ 135 mil. Mas, em outras unidades, a mesma versão estava por R$ 139.503, um preço bem maior que o esperado. Já a versão Freedom, que teria um desconto de R$ 3.815 do IPI, foi achada por R$ 144 mil. Ou seja, R$ 2 mil mais barato.
Fiat Pulse e picape Strada
Sobre o Fiat Pulse, tivemos algumas informações conturbadas. Há lojas em que o SUV, lançado recentemente, não faz parte da redução. Outras já incluem o modelo. No caso da versão Drive 1.3, o desconto do imposto abaixaria de R$ 87.990 para cerca de R$ 86.056. Contudo, ele foi encontrado por R$ 88.789 – com preço maior que o inicial. A variante Drive 1.0 turbo, também chamou a atenção, visto que seu valor antes do reajuste estava em R$ 104.990, mas foi encontrada entre R$ 106 mil a R$ 109 mil.
Por último, a picape queridinha da marca italiana, a Strada. Aqui, todas as revendas que consultamos estão com preço maior do que antes. A exemplo disso, temos a versão Freedom básica, que está numa média de R$ 104.361. O preço antigo (antes do desconto) era de R$ 102.990. Além disso, vale dizer que, de primeira, informaram também que há uma espera de 180 dias em algumas lojas que estão sem estoque para o modelo.
E a Volkswagen?
Assim como a Fiat, a Volkswagen também demorou um pouco para reajustar os valores dos veículos. De acordo com as lojas consultadas, já há uma nova tabela. Mas, pelo visto, não fez muita diferença para alguns modelos, afinal, houve aumento.
No caso do T-Cross Sense, por exemplo, o valor está em R$ 109 mil em algumas lojas. Ou seja, mais caro do que antes, quando estava na faixa dos R$ 108 mil. No Mato Grosso, o SUV foi encontrado até por R$ 111 mil. Já o Nivus Highline também subiu, e sai por R$ 137 mil em alguns lugares, mais que os R$ 134 mil anteriores.