O Governo Federal anunciou uma redução de até 25% das alíquotas gerais do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). A tarifa, que engloba diversos produtos da indústria nacional como, por exemplo, eletrodomésticos, também afeta o setor automotivo. Isso porque, com o corte, os preços dos carros 0-km tendem finalmente a diminuir.
No entanto, de acordo com a nota oficial, as políticas de incentivo vigentes – que já oferecem benefícios para a indústria automobilística – podem fazer com que alguns veículos não atinjam o valor máximo da redução. Por isso, o bônus para o setor será de 18,5%.
Nesse cálculo, o imposto para carros com motor 1.0 vai diminuir dos atuais 7% para 5,7%. Ou seja, uma diferença de 1,3% no valor final do automóvel. Já para modelos com motorizações maiores, a conta dependerá da regra pré-estabelecida para o IPI.
”A redução do IPI se soma às medidas de incentivo à retomada da economia e à ampliação da produtividade que estão em curso no país, contribuindo para a dinamização da produção e, consequentemente, da geração de empregos e renda”, afirma o Ministério da Economia.
Quando o IPI reduzido começa a valer?
O decreto federal, de número 10.979, anunciado pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, foi publicado no Diário da União e, dessa forma, já começa a valer a partir desta semana. Assim, é bem provável que os preços dos carros já comecem a cair na sequência. Contudo, mesmo com o anúncio, não se sabe ao certo quais serão as mudanças.
Importante lembrar que, uma década atrás, tivemos a redução do mesmo imposto, que, na época, foi crucial para os recordes de vendas registrados no mercado brasileiro. Depois que terminou o IPI reduzido, a indústria encolheu consideravelmente.
Para o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, a iniciativa é ótima, principalmente, na situação atual. ”É sempre muito bem-vinda qualquer proposta que alivie a pesada carga tributária que incide sobre a indústria de transformação no Brasil, sabidamente uma das mais elevadas do mundo”, comentou em nota.
Impacto no valor dos veículos
Na constante evolução dos preços de carros novos, a redução do IPI pode ser um alívio em um mercado inflacionado. No entanto, como dissemos, não é possível prever qual será o real impacto nos valores desses automóveis. Mas, podemos fazer uma estimativa.
Abaixo, separamos a lista dos 10 modelos mais vendidos de 2021 e fizemos a conta para entender como a redução de 1,3% afetará os valores nas versões de entrada. Porém, é importante lembrar que é apenas um valor aproximado, visto que o abatimento pode mudar de acordo com os diferentes conjuntos mecânicos.
No top 10, o corte será de até R$ 2 mil. Como é o caso, por exemplo, do SUV Jeep Compass, que baixaria do valor de R$ 164.280 para R$ 162.144. Ou seja, cerca de R$2.135 de redução. Já o Hyundai HB20, carro de passeio mais vendido de 2021, o desconto será de cerca de R$ 969. Assim, o valor mudará dos atuais R$ 74.590 para R$ 73.620
A Fiat Strada, primeiríssima no ranking geral com mais de 100 mil emplacamentos, vai custar cerca de R$ 92.851 com o IPI reduzido. Enquanto isso, o Chevrolet Onix, que ainda se recupera da crise de semicondutores, diminuirá dos R$ 73.890 para algo como R$ 72.929.
Confira como devem ficar os preços com IPI reduzido:
- 1°) Fiat Strada: De R$94.074 para R$92.851 (diferença de R$1.222)
- 2°) Hyundai HB20: De R$74.590 para R$73.620 (diferença de R$969)
- 3°) Fiat Argo: De R$73.817 para R$72.854 (diferença de R$959)
- 4°) Jeep Renegade: De R$128.115 para R$126.449 (diferença de R$1665,50)
- 5°) Chevrolet Onix: De R$73.890 para R$72.929 (diferença de R$960,57)
- 6°) Jeep Compass: De R$164.280 para R$162.144 (diferença de R$2.135)
- 7°) Fiat Toro: De R$142.573 para R$140.719 (diferença de R$1.853)
- 8°) Volkswagen Gol: De R$69.790 para R$68.882 (diferença de R$907)
- 9°) Fiat Mobi: De R$62.950 para R$62.131 (diferença de R$818)
- 10°) Hyundai Creta: De R$121.690 para R$120.108 (diferença de R$1.581)