Com o objetivo de tentar diminuir os altos índices de roubos e furtos a veículos, a Ituran Brasil passou a disponibilizar, nesta quarta-feira (26), o Mapa de Risco de São Paulo. A ideia é ajudar os motoristas a evitarem áreas com mais ocorrências de sinistros. O alerta vale para carros e motos – consulte aqui o Radar da Criminalidade do Estadão.
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, nesse ínterim, apontam que o Estado registrou, ao longo de 2024, 72.255 roubos e furtos de veículos de passeio e utilitários. Isso, a princípio, representa, em média, 221 ocorrências por dia.
Dá, em síntese, para acessar o Mapa de Risco pelo site da Ituran e pelo aplicativo da empresa. No mapa, quanto mais intensa a cor da região, mais perigo representa. A ferramenta se atualiza diariamente, de forma dinâmica para analisar as ocorrências dos últimos 90 dias. Números mostram que houve, aproximadamente, 22 mil registros no período.
A Ituran oferece, ainda, Alertas de Segurança para seus clientes. Trata-se, em síntese, de uma tecnologia gratuita integrada ao Mapa de Risco e ao dispositivo instalado no veículo. Ele envia notificações personalizadas via app quando se estaciona em áreas de risco.

As duas ferramentas são, no entanto, alimentadas por inteligência artificial (IA) e Big Data, com base em dados dos mais de 700 mil veículos monitorados pela empresa e com as informações das Secretarias de Segurança Pública dos Estados (SSP). Isso, no entanto, permite mapear as zonas de risco. A tecnologia, por fim, também considera horários e modelos de carros com mais índice de roubo ou furto.

Veja os carros mais roubados em SP:
1) Chevrolet Onix
2) Hyundai HB20
3) Ford Ka
4) VW Gol
5) Fiat Argo
6) Fiat Mobi
7) Fiat Fiorino
8) Fiat Palio
9) Fiat Strada
10) Fiat Uno
*Fonte: Ituran
Siga o Jornal do Carro no Instagram!