Em São Paulo, os motoristas que estiverem com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida terão mais uma chance de fazer a renovação antes de 31 de maio, quando termina o prazo. O Detran-SP e o Poupatempo farão um mutirão neste sábado (21). Mas algumas pendências também podem ser resolvidas pela internet.
No total, 153.341 motoristas precisam regularizar a CNH até o fim deste mês no Estado de São Paulo. De acordo com o Detran-SP, são 45.393 pendências só na capital paulista. E, para minimizar o problema, há 9.400 vagas em todas as unidades do Poupatempo. O órgão tem 7 unidades de atendimento só na capital (confira aqui a mais próxima). O agendamento é gratuito e está disponível no site e no App Poupatempo Digital.
Quem preferir regularizar a CNH pelos canais digitais do Detran-SP, do Poupatempo, ou por aplicativo no celular, é possível solicitar a renovação simplificada. Entretanto, a renovação “online” não engloba casos como suspensão ou cassação da CNH, que exigem atendimento presencial. Assim, é necessário apenas a realização de exame médico em clínica credenciada ao órgão estadual. Em seguida, a nova CNH é entregue via Correios.
Cabe recordar que o prazo de renovação da CNH foi suspenso no início da pandemia da Covid-19. Entretanto, o calendário de vencimento foi retomado (veja tabela abaixo).
Multa
Quem for pego por fiscais de trânsito com CNH vencida comete infração de trânsito. A multa gravíssima rende 7 pontos no prontuário do motorista, que precisa desembolsar R$ 293,47.
Categorias
A renovação da CNH pode ser feita pela internet em alguns casos. Por exemplo, as habilitações das categorias C, D ou E. Para os motoristas profissionais, o primeiro passo é, portanto, marcar o exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas.
Para quem precisa renovar as carteiras de habilitação nas categorias A e B, entretanto, é necessário selecionar data e horário para realização do exame médico com um profissional credenciado pelo Detran-SP. No caso de motoristas que exercem atividade remunerada – como taxistas, por exemplo – há necessidade de exame psicológico.
Em seguida, deve-se pagar a taxa de emissão do documento. Custa R$ 116,50, valor que já contempla o envio da CNH pelos Correios. Nesse caso, o pagamento deve ser feito nas seguintes instituições: Banco do Brasil, Bradesco, Santander ou em Casas Lotéricas.
CNH digital
A CNH no formato digital (válida em todo o País) continua disponível por meio do aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito). Isso tanto no sistema Android quanto no iOS (Apple).