Alguns dias após o lançamento do BYD Dolphin, os carros elétricos da faixa de R$ 150 mil começam a se movimentar. A JAC Motors puxa a fila e reduziu o valor do hatch elétrico e-JS1. Assim, o modelo, que já era o elétrico mais barato do País, cai de R$ 145.990 para R$ 139.990. E fica quase R$ 10.000 mais barato que o novo concorrente, que estreou por R$ 149.800.
No entanto, a proposta dos dois carros são diferentes. Antes de mais nada, o e-JS1 é um subcompacto. Possui 3,6 metros de comprimento, 1,6 m de largura e 1,5 m de altura. Já o seu conjunto traz um motor com 62 cv de potência e 15,3 mkgf de torque máximo, além de uma bateria de lítio-fosfato de ferro de 30,2 kWh, que fornece autonomia de 302 km.
Em contrapartida, o Jac e-JS1 entrega menos que o BYD Dolphin. Isso porque a autonomia da bateria é 130 km menor e o carregador praticamente não existe nos shoppings e eletropostos do Brasil. Apesar de ter um visual simpático e moderno, o acabamento é mais simples. Com cluster digital e multimídia menor que não dispõe de espelhamento de celular via Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, tem porta-malas pequenino de 121 litros. E acabamento mais simples.
Mesmo assim, a cabine agrada e tem ótimo arremate. Os bancos puxam para um design mais esportivo. E a lista de equipamentos conta com controle de cruzeiro, câmera de ré, Bluetooth, direção elétrica e ar-condicionado automático, bem como controle de tração e de estabilidade, e airbags frontais.
JAC e-JS1 é o elétrico mais barato
Por fim, o BYD entrou no País como um dos carros elétricos mais acessíveis, por R$ 100 a menos que os concorrentes mais em conta como, Renault Kwid E-Tech e o Caoa Cherry iCar. Porém, a JAC pretende manter as vendas e atrair mais clientes devido a redução do preço, mesmo que a proposta de ambos os carros sejam diferentes.
Sendo assim, o e-JS1 poderá ser um concorrente direto de outro carro da BYD que ainda nem chegou no Brasil, o hatch de entrada Seagull. Este é o modelo que poderá fazer a JAC Motors repensar ainda mais no preço do seu pequeno elétrico. Principalmente se ganhar produção nacional em uma das fábricas que a BYD vai inaugurar em 2024 na Bahia.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!