No Salão de Guangzhou de 2020, a Si Hao, joint-venture chinesa entre a JAC Motors e a Volkswagen, apresentou o elétrico E10X. Trata-se de uma evolução do atual iEV20, que, por sua vez, aproveitou o esqueleto do antigo J2 — modelo que foi vendido no Brasil na última década. Desta vez, o pequeno hatch virá sob o nome de e-JS1 e chegará em outubro com a proposta de ser o carro elétrico mais barato do país.
Após a chegada da família iEV, em 2019, a JAC Motors anuncia agora (em suas redes sociais) a chegada de dois novos modelos 100% elétricos para o 2º semestre. O primeiro a desembarcar da China será o SUV e-JS4, já no mês de julho. Depois, virá o subcompacto e-JS1, com desembarque prometido para outubro, mas já disponível está em fase de pré-venda.
Embora o subcompacto meça só 3,65 metros de comprimento, ele tem quatro portas e transporta até cinco pessoas. Para isso, conta com motor elétrico de 45 kW que gera até 61 cv de potência e é alimentado por uma bateria livre de cobalto com 30 kWh de capacidade. Em termos de comparação, o iEV20 gera até 65 cv de potência máxima.
Ao todo, o conjunto mecânico leva a veículo da inércia aos 100 km/h em 13 segundos. De acordo com a JAC, ele consegue percorrer até 300 km sem necessidade de recarga.
Procurados pelo Jornal do Carro, concessionários da JAC afirmaram que o e-JS1 chegará em outubro pelo preço de R$ 154.990 que incluí o Wallbox (carregador de parede). Desse modo, será o carro elétrico de entrada do Brasil, desbancando o próprio iEV20, que atualmente custa R$ 159.990. Assim, o novo hatch elétrico já pode ser reservado pelo site ou nas concessionárias da fabricante chinesa.
“Novo” SUV elétrico
Logo em agosto, a JAC promete apresentar o e-JS4. Se esse modelo te traz uma sensação de “déjà vu”, não se preocupe. Visualmente, o novo modelo é semelhante ao SUV T60 Plus, mas, na verdade, ele se trata do facelift do iEV60, que estreou em 2019.
O SUV traz um motor elétrico de 110 kW que produz até 150 cv de potência e 33,6 mkgf de torque, abastecido por uma bateria de 55 kWh de capacidade. Este pacote fornece energia suficiente para o carro acelerar de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e chegar até aos 150 km/h. Conforme consta no site da montadora, o e-JS4 roda até 420 km sem ter de recargar.
Também disponível em fase de pré-venda, o novo utilitário é oferecido por R$ 249.900. Entretanto, não acompanha o Wallbox.
Carros elétricos mais baratos do Brasil
Com 2.708 veículos eletrificados emplacados, abril de 2021 foi o melhor mês na série histórica da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). O acumulado do ano chega a 7.290 automóveis, dos quais 428 unidades dispõe de motorização 100% elétrica.
Dessa forma, o mercado automotivo ainda engatinha a caminho a eletrificação. Alguns dos principais motivos para esse o lento crescimento está no alto preço dos modelos e na escassa rede de infraestrutura para carregamento das baterias.
Com a chegada dos novos elétricos da JAC, veja os sete carros elétricos que custam até R$ 300 mil:
1º) JAC e-JS1 — R$ 154.990
2º) JAC iEV20 — R$ 159.900
3º) Renault Zoe — R$ 204.990
4º) JAC e-JS4 — R$ 249.900
5º) Chevrolet Bolt — R$ 274.000
6º) Nissan Leaf — R$277.990
7º) JAC iEV330P — R$ 299.900