Você está lendo...
JAC Y3: rival de Dolphin e Ora 03 está a caminho da América do Sul
Notícias

JAC Y3: rival de Dolphin e Ora 03 está a caminho da América do Sul

Novo compacto elétrico da JAC, Y3 deve estrear ainda em 2024 no mercado brasileiro com mira no BYD Dolphin e GWM Ora 03

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

23 de fev, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

jac
JAC Y3 será rival de Dolphin e Ora 03
Crédito:Divulgação/JAC

A JAC prepara o lançamento do seu mais novo compacto elétrico no Brasil. Trata-se do Yiwei 3 (ou Y3), que deve estrear em meados de 2024. Pois agora, a marca chinesa já deu início ao processo de exportação para o mercado brasileiro. De acordo com a JAC, o primeiro lote não virá ao Brasil, mas as unidades devem chegar em breve à América do Sul. Seja como for, o Y3 é uma das principais apostas da montadora para este ano. Afinal, vai mirar em rivais de peso como BYD Dolphin e Ora 03.

Desenvolvido em parceria com a Volkswagen, dona de 75% da JAC na China, o Y3 é feito sobre a plataforma D1, mais sofisticada que a do E-JS1, por exemplo. Já flagrado em testes rodando por aqui, ainda não se sabe qual versão do carrinho será importada para o Brasil.



JAC/Divulgação
JAC/Divulgação

Publicidade


Isso porque há duas opções de trem de força. A primeira traz um motor elétrico alimentado por bateria de 41 kWh para entregar 95 cv e 13,8 mkgf de torque. Nesse caso, a autonomia é de 405 km (lembrando que os números são de acordo com o ciclo chinês, mais “generoso” que os tradicionais). Já a segunda tem bateria de 51,5 kWh e rende 136 cv e 21,4 mkgf. O alcance é de 505 km. Em ambas, entretanto, a velocidade máxima é de 150 km/h.

Design retrô

O Y3 tem 4,02 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,56 m de altura e o entre-eixos mede 2,62 m. São medidas próximas às dos rivais chineses, com poucos centímetros de diferença. E que equivalem também às de um Hyundai HB20, por exemplo. Seu design traz um estilo retrô, que lembra bastante o Mini Cooper. IHá também maçanetas embutidas, pintura bitom, rodas de cinco raios e faróis redondos com 137 pontos de LED que fazem com que o carro pareça ter cílios.

JAC/Divulgação
JAC/Divulgação

No interior, o visual é bem limpo, com cores claras no acabamento e pegada minimalista. O painel de instrumentos digital tem 6,2″, enquanto a central multimídia pode ter tela de 12,8″ ou 15,6″, de acordo com a versão. A lista de equipamentos traz câmera panorâmica de 360°, carregador de celular por indução e assistentes de condução semiautônomas com 18 funções. Na opção de topo há ainda controle de cruzeiro adaptativo e radar frontal.

Quanto vai custar o elétrico da JAC?

Mirando no Dolphin e no Ora 03, é bem provável que o modelo da JAC chegue com preço inicial em torno de R$ 150 mil. No entanto, a marca ainda não fala sobre preços, bem como uma data de estreia específica. Seja como for, a marca chinesa não tem nenhum modelo nessa faixa de preço disponível no Brasil. Então, será uma importante adição ao portfólio.

Jornal do Carro também está no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
GWM Ora 03 e BYD Dolphin: os chineses elétricos de R$ 150 mil
Deixe sua opinião