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Jaecoo 7 desembarca no Brasil e será primeiro lançamento da marca
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Jaecoo 7 desembarca no Brasil e será primeiro lançamento da marca

Omoda | Jaecoo chegam ao mercado brasileiro no segundo semestre, mas estreia do SUV híbrido plug-in deverá ficar para outubro ou novembro

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

26 de mai, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Jaecoo 7
Jaecoo 7 plug-in será o primeiro carro da marca no mercado brasileiro
Crédito:Jaecoo/Divulgação

Marcas chinesas prestes a estrear no Brasil, Omoda | Jaecoo começam a operar aqui em agosto. O primeiro SUV a desembarcar no País será o elétrico Omoda E5, mas agora a empresa confirma o primeiro carro da Jaecoo no mercado brasileiro, o Jaecoo 7.



De acordo com informações da marca, as primeiras unidades já chegaram ao Brasil para avaliações e testes com o público local. Por isso, alguns acabamentos e materiais poderão ser adaptados após as clínicas. Após este processo, os carros passarão pelo processo de homologação. Recentemente, o Jornal do Carro esteve na China e teve um breve contato com os carros da O&J. A data de início das vendas, ficará entre outubro e novembro de 2024.  As marcas, que terão operação conjunta, terão 50 lojas no País até o fim deste ano.

Jaecoo 7
Thais Villaça/Estadão

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Mais detalhes sobre o Jaecoo 7

O Jaecoo 7 (também conhecido como J7 em outros locais), estreou há pouco mais de um ano, mais precisamente em abril de 2023 no Salão do Automóvel de Xangai. Por ora, apenas quatro países já iniciaram as vendas do SUV, mas a meta é estar presente em mais de 30 mercados ainda em 2024. E o Brasil é um deles.

Em termos de medidas, o modelo tem 4,54 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e 2,67 m de entre-eixos. Entretanto, a O&J não confirmou os dados técnicos do veículo, apenas que ele será híbrido plug-in. Entre as possibilidades de motorização, poderá combinar o motor 1.5 turbo de 156 cv ou o 1.6 turbo de 197 cv a um elétrico, passando dos 300 cv de potência. Assim, deverá ser rival de outros chineses como GWM Haval H6 e BYD Song Plus.

Jaecoo J7 Salão de Pequim
Thais Villaça/Estadão

Em nosso breve contato com o Jaecoo 7, foi possível perceber que o modelo tem um comportamento mais equilibrado, contudo, sem grandes arroubos de ousadia. Mas seu design impressiona de perto e o acabamento interno é de alta qualidade, com destaque para a enorme tela vertical da central multimídia que mais parece um tablet.

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Energia solar se integra ao sistema de recarga do veículo elétrico

Como as placas fotovoltaicas ajudam a realimentar as baterias e a reduzir os custos do consumo de energia?

17 de jun, 2024 · 2 minutos de leitura.

A energia solar tem se mostrado uma ótima alternativa para a recarga de veículos elétricos. Afinal, ela possibilita o carregamento do automóvel em casa ou em outro local com estrutura fotovoltaica.

“É importante observar que o tamanho da bateria do carro pode influenciar diretamente no dimensionamento dos painéis necessários”, diz Fabio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). “Cada modelo possui uma capacidade de armazenamento diferente, o que impacta no sistema ideal para fazer a recarga.”

A eletricidade gerada nos painéis solares está no formato de corrente contínua (CC). Mas a maioria dos aparelhos elétricos usa a chamada corrente alternada (CA). Daí a necessidade do inversor solar. 

Como o nome indica, esse aparelho é responsável por converter a eletricidade em corrente contínua dos painéis em alternada. Dessa maneira, permite que a bateria do carro elétrico seja realimentada.

Vantagens

“Se for superior ao consumo, a energia gerada poderá ser armazenada em baterias. Ou, dependendo do tipo de sistema, é enviada de volta para a rede elétrica”, explica Delatore.

Ele destaca que o número de placas solares está diretamente ligado à potência necessária para o sistema atender às necessidades do local. Quanto mais placas, maior a potência do sistema.

“Dependendo do ponto onde as placas serão instaladas – no telhado, por exemplo –, o espaço disponível pode limitar a quantidade de painéis solares”, afirma.

Além de reduzir as emissões de CO2 associadas à geração de eletricidade, a integração de módulos fotovoltaicos aos carros elétricos diminui os custos e a frequência de recarga das baterias.

Assim, a energia solar baixa os custos de recarga em até 74% em comparação aos veículos com motor a combustão, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Veja outras vantagens para recarregar o carro elétrico com painéis solares:

  • Economia. Os custos de carga das baterias podem ser drasticamente reduzidos, chegando a praticamente zero quando se utiliza energia solar.
  • Sustentabilidade. A energia fotovoltaica é renovável e limpa, contribuindo para a redução do impacto ambiental associado ao transporte.
  • Contra aumentos. Em época de estiagem e aumentos nas tarifas de luz, o sistema fotovoltaico ajuda a diminuir os custos.
  • Vida útil. Alguns painéis solares possuem garantia de 12 anos contra defeito de fabricação e 25 anos de garantia de produção linear de energia.

Algumas empresas de logística vão além. Elas estão instalando painéis solares na própria superfície dos veículos elétricos de sua frota. Então, essa tecnologia consegue transferir diretamente a energia para as baterias.