Hairton Ponciano Voz

31/08/2022 - 3 minutos de leitura.

JC 40 Anos: Landau foi o automóvel mais luxuoso fabricado no Brasil

Mesmo após a reabertura dos portos brasileiros aos carros importados, JC mostrou que o Ford Landau era unanimidade no mercado de luxo

Mesmo no início dos anos 1990, Ford Landau ainda era o favorito dos executivos brasileiros no mercado de carros de luxo Crédito: WERTHER SANTANA/ESTADÃO

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

No início dos anos 1990, às vésperas da reabertura dos portos aos carros importados, um modelo de alto luxo nacional ainda era objeto de desejo dos mais abastados. As cerca de 200 unidades do Landau produzidas em 1983 eram disputadas por executivos, que não admitiam comparações com o VW Santana e os Chevrolet Monza Classic e Opala Diplomata. As opções de topo de suas linhas eram, então, rivais do carro da Ford.

Entre os destaques, o Landau tinha motor 302 4.9 V8, a gasolina e a álcool, com cerca de 150 cv de potência e 52 mkgf de torque. O câmbio automático de três marchas trazia alavanca na coluna de direção. Isso liberava espaço na dianteira, onde havia apenas um grande banco inteiriço.

Seja como for, espaço não era problema. O Ford tinha 5,41 metros de comprimento e mais de 3 m de distância entre os eixos. A supremacia do Landau só seria superada quando automóveis fabricados na Alemanha, como os BMW e os Mercedes-Benz, começaram a chegar ao mercado brasileiro.

Continua depois do anúncio

Plano Collor travou o mercado de carros

O Plano Collor, decretado pelo presidente Fernando Collor de Mello em março de 1990, buscava erradicar a inflação retirando dinheiro de circulação. Com isso, pessoas e empresas podiam sacar, no máximo, Cr$ 50 mil da conta, o que paralisou a economia.

Os poucos negócios de compra e venda de automóveis envolviam trocas, já que o dinheiro ficara retido pelo governo. Na época não existia internet, assim como o termo “fake news” não havia sido cunhado. Mesmo assim, surgiram boatos de pessoas que estavam vendendo carros seminovos bem abaixo da tabela. E que aceitavam Cr$ 50 mil como pagamento, uma vez, que, teoricamente ninguém tinha mais do que essa quantia disponível para gastar.

A reportagem constatou se tratar de lenda urbana. Tudo o que encontrou por uma quantia próxima disso foi um Fiat 147 com 13 anos de uso, estofamento e lataria maltratados, por Cr$ 56 mil.



Leia Mais


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Pulse, Fastback, 2008 e Basalt: os futuros híbridos flex da Stellantis

Avaliação

Haval H6 PHEV19 se destaca pelo preço; confira

Notícias

F-Pace, primeiro SUV da Jaguar, saiu de linha com série especial

Lançamentos

Volvo EX30 estreia no Brasil nesta semana; veja preço e detalhes

OFERTAS 0KM
De R$ 114.990,00 por R$ 106.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20S Comfort Plus 1.0 TGDI

De R$ 154.690 por R$ 137.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai Creta Limited Safety

De R$ 140.090,00 por R$ 124.990,00 (COM USADO NA TROCA)

Hyundai Creta Comfort Plus

A partir de R$115.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Sport

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0%

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

VER TODAS AS OFERTAS