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Jornal do Carro acompanha a evolução do mundo sobre rodas há 40 anos
História

Jornal do Carro acompanha a evolução do mundo sobre rodas há 40 anos

Em 1982, surge o caderno que deu origem a uma das marcas mais importantes do setor e se tornaria uma plataforma digital de negócios

Hairton Ponciano Voz, Especial para o Jornal do Carro

31 de ago, 2022 · 5 minutos de leitura.

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Jornal do Carro
Criado em 1982, rapidamente o Jornal do Carro se tornou referência na cobertura da indústria da mobilidade no Brasil
Crédito:Acervo/Estadão

“Quase tudo nesse novo carro da Fiat agradou desde o início dos testes. Um dos únicos problemas ocorreu com a parte de vedação: não é necessária uma chuva forte para a água entrar pelas portas e pelo porta-malas.” Assim terminava o texto de avaliação do Fiat 147 Spazio TR, numa das primeiras edições do Jornal do Carro, que estreou no dia 4 de agosto de 1982. Após enaltecer espaço interno (confortável “para cinco pessoas de tamanho médio”), acabamento, motor e câmbio, entre outros pontos, a reportagem fazia a ressalva para o fato de que a água invadia o então líder vendas feito em Betim (MG), algo inconcebível nos dias atuais e carros novos.

Em quatro décadas, o Jornal do Carro acompanhou a evolução dos automóveis no Brasil e no mundo. E testemunhou todos os movimentos do mercado. Bem como a transformação da indústria.

Uma comparação entre o Fiat 147 e o Hyundai HB20, atual líder de vendas entre os carros de passeio, dá uma ideia de como a tecnologia avançou. O hatch da Hyundai, que começou a ser feito no País em 2012, quando o Jornal do Carro completava 30 anos, acaba de ganhar renovação de estilo e aprimoramentos técnicos. Se há 40 anos os textos davam ênfase a aspectos como dirigibilidade e mecânica, atualmente a conectividade é a palavra da vez.

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Hyundai HB20
Hyundai/Divulgação

Do rádio toca-fitas à multimídia

O Hyundai tem central multimídia com tela de 8 polegadas e conexão sem fio com smartphones com Android Auto e Apple CarPlay. Nos anos 1980, nenhuma dessas palavras existia. O 147 vinha com o então moderno rádio AM/FM e toca-fitas.

No HB20, há quadro de instrumentos digital, colorido e personalizável, enquanto o Spazio TR, com “pegada esportiva”, trazia instrumentos analógicos com um nível de informação bem completo, que incluía até amperímetro.


Em termos de auxílio à condução, o Hyundai tem sistema de manutenção em faixa com correção do volante e sensores de ponto cego com alerta nos espelhos externos. Outro dispositivo avisa se algum carro, moto ou bicicleta se aproxima pelas laterais e a porta do hatch estiver sendo aberta.

O HB20 traz até seis airbags, item que só apareceria no País na década seguinte. Nos anos 1980, embora os carros tivessem cintos de segurança, seu uso não era obrigatório. Tempos depois, a obrigatoriedade iria gerar muita polêmica.

No Spazio TR, o motor 1.3 a gasolina de 72 cv de potência era alimentado por carburador. Apesar da cilindrada menor, o 1.0 flexível de três cilindros do HB20 gera 80 cv na versão aspirada e 120 cv na turbo.


Evolução do Jornal do Carro

O JC acompanhou de perto a evolução do mercado. E deu origem a uma marca que viria a se consolidar como uma das mais respeitadas do setor de veículos no Brasil. Com o fim do Jornal da Tarde, em 2012, o caderno impresso passou a circular no Estadão. Assim, em 2013, o Jornal do Carro ganhou um site exclusivo, que abriu um leque de novas opções, inclusive de negócios.

É o caso do Estradão, site focado em veículos comerciais, como, por exemplo, caminhões, ônibus e vans. Além do MotoMotor, dedicado ao setor de motocicletas, e do Mobilidade, que inclui de bicicletas a carros por aplicativos, novas tecnologias e até cidades inteligentes.




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