A Jeep celebrou a produção do milionésimo veículo na fábrica de Goiana (PE). O marco ocorreu na última quarta-feira (4), mesmo dia em que se comemorou o “Jeep Day”. A marca celebra a data anualmente (sempre no dia 4 de abril) em referência à tração 4×4, que simboliza sua tradição no fora-de-estrada. O exemplar que selou o primeiro “milhão” da unidade pernambucana foi do SUV de 7 lugares Commander, primeiro Jeep desenvolvido no Brasil.
É no Polo Automotivo Stellantis de Goiana (aberto há oito anos), que a Jeep produz o Renegade, o Compass e o Commander. Da mesma forma, lá também é feita a picape Fiat Toro. Os veículos abastecem o mercado nacional e diversos países da América Latina, como Chile, Argentina, Colômbia e Uruguai, por exemplo.
Cronologia
Em 2015, nasceu a planta de Goiana. Já em março daquele ano, a Jeep passou a fabricar seu primeiro veículo no complexo: o Renegade. Até o fim do mês passado, de acordo com a montadora, o SUV compacto somou 538.845 unidades entregues.
No ano seguinte, a segunda geração do Jeep Compass passou a ter produção nacional. Desde então, o modelo soma 420.071 unidades. Já em 2021, chegou o Commander. Até o fim de março, 41.084 unidades do SUV grande saíram das linhas de produção.
Líder dos SUVs
Em sexto lugar do ranking das marcas no Brasil, a Jeep lidera atualmente o segmento de SUVs com o médio Compass. O SUV teve 6.988 emplacamentos no mês de março, aponta a Fenabrave. Enquanto isso, seu principal concorrente, o Toyota Corolla Cross, somou 4.511 unidades.
Já o Renegade, que já teve seus dias de glória, amarga vendas baixas há algum tempo. Para se ter ideia, no fechamento do último mês, vendeu 4.674 unidades. Ou seja, ficou atrás dos principais concorrentes, como Hyundai Creta (5.851), Chevrolet Tracker (5.431), Volkswagen T-Cross (5.420) e Nissan Kicks (4.844). Por outro lado, o Commander já começa a abrir distância para o Toyota SW4, com 2.522 emplacamentos contra 1.412 do rival.
Desde os anos 1940
Cabe, no entanto, lembrar que, mesmo antes da fábrica pernambucana, a Jeep já tinha história no Brasil. A marca atua desde o fim dos anos 1940 com a montagem de unidades CKD no País, passou pela produção na fábrica da Willys Overland, em São Bernardo do Campo (SP), bem como em Jaboatão dos Guararapes (PE), nas décadas de 1950 e 1960. Dessa forma, pode-se afirmar que existem mais de 1 milhão de Jeep fabricados em território nacional.