A linha 2024 do Jeep Compass ganhou motor 1.5 turbo e-Hybrid MHEV de 48 volts. Agora, todas as configurações do SUV médio produzido em Melfi, na Itália, têm propulsão híbrida. E as versões movidas a diesel estão excluídas do portfolio da marca. As mudanças, contudo, valem apenas para o mercado europeu.
No sentido de eletrificação, o Compass 2024 tem tanto a tecnologia híbrida leve quanto híbrida plug-in. Nos modelos de entrada (Altitude e Summit), o motor GSE 1.5 turbo de quatro cilindros e potência de 130 cavalos funciona com auxílio do motor elétrico, de 20 cv, que faz parte do sistema de 48V (Mild Hybrid, ou MHEV). O torque total oferecido pelo conjunto é de 24,5 mkgf. E, por fim, a mecânica é auxiliada pelo câmbio automatizado de dupla embreagem. Tem tração dianteira. De acordo com os dados apresentados pela Jeep, o consumo combinado é de 17,8 km/l.
4xe
Em todas as versões (Altitude, Overland, Summit e Trailhawk) está disponível o conjunto híbrido plug-in 4xe. Este – como no modelo vendido no Brasil – combina um motor 1.3 turbo a gasolina com um propulsor elétrico, que fica no eixo traseiro. A potência, em síntese, fica entre 190 cv e 240 cv (como no Brasil), dependendo da versão de acabamento. A autonomia máxima declarada para o modo elétrico é de 50 km, no total. Ademais, o Compass 4xe tem sistema 4×4 eletrificado e quatro modos de condução (Auto, Neve, Areia/Lama e Esporte).
Na linha linha 2024, o Jeep Compass europeu oferece, no portfólio de cores, as opções: Vermelho Colorado, Branco Alpino, Azul Sombra, Preto Sólido, Cinza Grafite e Cinza Sting. Do lado de dentro, tem revestimento preto ou cinza com costuras contrastantes. No Velho Continente, o SUV tem preços entre 38.700 euros (R$ 207 mil, na conversão direta) e 51.250 euros (R$ 275 mil). No Brasil, o Compass Série S 4xe PHEV sai por R$ 347.300.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!