Alguns meses após a apresentação do Toyota Corolla Cross, seu renovado concorrente direto promete chegar ao mercado brasileiro fazendo barulho. O novo Compass será o primeiro da Jeep a utilizar os novos motores turbo desenvolvidos em Betim, sede da Fiat. Inclusive, terá com uma nova versão de topo, batizada de Series S, para a gama de variantes turbo flexíveis.
Embora o 2.0 turbodiesel do modelo atual deva ser mantido, a Jeep equipará quatro versões com o novo 1.3 turbo flexível. De acordo com o site Auto Segredos, essas versões serão as mesmas que atualmente utilizam o 2.0 aspirado flexível. Ou seja: Sport, Longitude e Limited. Dessa forma, a Serie S será a nova opção de topo na linha das versões turbo flexíveis.
Como esperado, a Jeep continuará vendendo a configuração homônima para a gama com motores turbodiesel. Atualmente, essa variante tem preço a partir de R$ 227.990.
Portanto, o Compass 2022 terá oito versões. Dessa forma, quatro serão equipadas com o motor turbo flexível e as outras quatro virão com o turbodiesel.
Os novos propulsores turbo de nome GSE T3 e T4 turbo devem estrear na picape Toro reestilizada, em abril ou maio. No caso do 1.3 turbo, a potência deve chegar a 180 cv e o torque ficará em cerca de 29 mkgf. Ele terá injeção direta de combustível. Além disso, o câmbio vai ser um novo CVT.
Motor turbodiesel ficará mais potente
Por sua vez, o motor 2.0 turbinado ficará mais potente. Em outras palavras, deve chegar à casa dos 200 cv. O câmbio automático de nove marchas deve ser mantido. Além disso, a tração para essas versões continuará sendo 4×4.
As alterações no visual ficarão concentradas principalmente na dianteira. Além da nova grade frontal, os faróis ficarão mais estreitos e o para-choque foi redesenhado. Laterais e traseira não terão mudanças. Contudo, atrás as lanternas vão ganhar luzes full-LEDs.
Painel ganha central multimídia com tela flutuante
Conforme antecipado pelo Jornal do Carro, a cabine do Compass trará nova central multimídia com tela flutuante de 10,1 polegadas. Painel, volante e saídas do ar-condicionado (agora, acoplado à central multimídia) são novos.
Desse modo, o painel de instrumentos também vai ser digital, com tela de 10,25″. Entre os equipamentos, destaque para a nova câmera de 360°, bem como o carregador de smartphones por indução. Ou seja, sem uso de cabo.