O novo Jeep Renegade acaba de chegar às lojas com várias novidades na linha 2022. A começar pelo visual, o SUV compacto feito em Goiana (PE) passou por uma pequena plástica que alterou grade, faróis, lanternas e para-choques. Por dentro, as mudanças são mais tecnológicas que de estilo. A partir da versão Longitude, há, por exemplo, quadro de instrumentos com tela Full HD de 7″ e central multimídia com tela de 8,4″ e conexão sem fio (via Bluetooth) com Android Auto e Apple Carplay.
Mas não é só. A principal novidade do Renegade 2022 é o motor 1.3 turbo flex. Ele substitui de uma só vez o 1.8 Etorq flex de até 139 cv e o 2.0 turbodiesel de 170 cv. Ou seja, as versões 4×4 agora bebem gasolina e etanol – e, por isso, estão mais baratas.
O 1.3 turbo flex, em síntese, gera até 185 cv de potência e torque de 27,5 mkgf com ambos os combustíveis. O câmbio é sempre automático: tem 6 marchas nas versões 4×2, e 9 marchas com tração 4×4.
Nada de versão Standard
Com preços a partir de R$ 123.990 na versão Sport, o novo Renegade mantém distância do Fiat Pulse – que também pertence ao grupo Stellantis. Por isso, a linha 2022 não oferece a versão Standard – que custava cerca de R$ 100 mil e era voltada às vendas diretas.
Mas a Jeep manteve as nomenclaturas das linhas anteriores. Ou seja, continuam as versões Sport (R$ 123.990), Longitude (R$ 138.990) e Trailhawk (R$ 163.290). A novidade é a Série S. Tem o mesmo valor do Trailhawk e vem com tração 4×4.
Conteúdos
Para se manter como o SUV mais vendido do mercado, o Renegade recebeu – além do tapinha no visual e da inclusão de novo motor – um lista mais encorpada de equipamentos. Por exemplo, todas as configurações trazem controles de estabilidade e de tração (Traction Control+) e sistemas avançados como detector de fadiga, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e leitor de placas.
Nas configurações Sport e Longitude, o Jeep Renegade 2022 vem com câmbio automático de 6 marchas e tração 4×2. Já a novata Série S e a Trailhawk oferecem tração 4×4, câmbio automático de 9 marchas e seletor de terreno com quatro modos de condução. A Trailhawk, no entanto, acrescenta o modo Rock, para encarar trechos de pedras.
Sport
Por R$ 123.990, o Renegade Sport oferece seis airbags, controles de estabilidade e de tração, Traction Control +, modo Sport, faróis com iluminação full LEDs, frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de manutenção de faixa, detector de fadiga, leitor automático de placas e três entradas USB na cabine.
Por falar em interior, há freio de estacionamento eletrônico, quadro de instrumentos com tela de TFT (7″), ar-condicionado e sistema multimídia de 7″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Tem Start&Stop, câmbio automático de seis marchas, controlador e limitador de velocidade, e rodas de liga-leve de 17″. Como opcional, dá para incluir o Pack Exclusive (rodas de 18″ e bancos revestidos com couro).
Longitude
Pelo montante de R$ 138.990, a versão Longitude acrescenta equipamentos como borboletas para trocas de marcha no volante, iluminação por LEDs nos faróis de neblina, quadro de instrumentos full Digital com tela de 7″ e carregador de celular sem fio.
Tem, ainda, ar-condicionado automático de duas zonas e rodas de 18″. Além disso, a tela do sistema multimídia é maior: tem 8,4″, também com Android Auto e Apple Carplay sem fio. Os bancos são revestidos com couro preto, mas tem a opção de couro marrom.
Série S
Com tabela de R$ 163.290, a Série S (até então, disponível apenas no Compass) acrescenta o câmbio automático de 9 marchas e a tração 4×4 com bloqueio eletrônico de diferencial. Tem seletor de terreno com quatro configurações, modo 4×4 Low, controle eletrônico de descida (Hill Descent Control) e sete airbags. Ou seja, além dos seis dos demais modelos, tem uma bolsa inflável para os joelhos do motorista.
No mais, há forração de couro, abertura/fechamento do veículo e partida do motor sem chave, rodas de 19″ e farol alto automático. Park Assist (estacionamento automático), detector de tráfego traseiro e monitor de ponto cego também estão no pacote. À parte, o cliente pode incluir o teto solar elétrico panorâmico.
Trailhawk
Pelos mesmos R$ 163.290, a versão Trailhawk tem os itens da Série S, porém, destaca-se pelo visual off-road. Traz rodas de 17″ cobertas por pneus de uso misto (All Terrain) e suspensão elevada. Proteções para cardan, câmbio e tanque de combustível, e o selo Trail Rated (para enfatizar a capacidade fora-de-estrada), diferenciam o modelo topo de linha.
Da porta para dentro, o quadro de instrumentos digital de 7″ tem animação exclusiva. Nos bancos, o couro tem costuras vermelhas. Trata-se do mesmo tom dos acabamentos dos alto-falantes e dos difusores de ar laterais. O seletor com cinco modos de condução inclui o modo Rock, para encarar grandes obstáculos e trechos com pedras. Nela, o teto solar elétrico panorâmico é o único opcional.
Esquema de vendas e entregas
Com 30º de ângulo de ataque e 32º de ângulo de saída, o jipinho chega renovado, mas sem cravar estimativa de vendas para 2022. A Jeep produziu 11.500 unidades no primeiro lote do Renegade. O volume, contudo, será dividido em três partes.
As primeiras unidades serão faturadas entre o fim deste mês e o início de março. Quem, portanto, fechou negócio desde o fim de semana, receberá o carro entre março e abril. Na modalidade de venda direta, o cliente tem 8% de desconto, de acordo com a Jeep. Entretanto, no varejo, há R$ 10 mil de valorização no usado Jeep.
Cabe lembrar que o Renegade 2022 não tem versão exclusiva para PCD. Afinal, todas as variantes do SUV entram no teto de R$ 200 mil de isenção do IPI. Contudo, não há mais configurações abaixo do teto de isenção de ICMS, estabelecido em R$ 100 mil. Dessa forma, o novo Renegade não terá aquele combo de isenções praticado até o início de 2020.
Tabela de preços do Jeep Renegade 2022
Sport AT6 4×2 – R$ 123.990 (SP: R$ 128.115; PB: R$ 127.583)
Longitude AT6 4×2 – R$ 138.990 (SP: R$ 143.615; PB: R$ 143.018)
Série S AT9 4×4 – R$ 163.290 (SP: R$ 168.723; PB: R$ 168.022)
Trailhawk AT9 4×4 – R$ 163.290 (SP: R$ 168.723; PB: R$ 168.022)