06/12/2023 - 4 minutos de leitura. Atualizado: 05/12/2023 | 17:46

Jeep Renegade está com os dias contados nos EUA e no Canadá

Por conta de seu tamanho compacto e por ser mais caro que o Compass, Renegade vai sair de linha na América do Norte no fim deste ano

Jeep Renegade tem solução híbrida plug-in fora do País, mas deve adotar sistema MHEV no Brasil Crédito: Jeep/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O Jeep Renegade pode até ser um dos SUVs queridinhos do público brasileiro, mas parece não ter agradado ao exigente público norte-americano. Dessa forma, sua “morte” foi decretada nos mercados dos EUA e do Canadá no fim de 2023, onde os consumidores preferem carros grandes. Ao contrário da Europa, onde o jipinho se mantém firme e forte.

Além de ser considerado pequeno, o Renegade enfrenta outro entrave nos EUA: custa mais que o Compass. Seu preço começa em US$ 28.445 (cerca de R$ 140.200 na conversão direta). Então é um pouquinho mais caro que o Compass, tabelado a US$ 28.400 (R$ 140 mil). Pode ser uma diferença de valores irrelevante, mas pelo porte dos dois veículos, o Renegade sai em desvantagem. Ambos são fabricados na Itália e têm motorizações diferentes.


Leia Mais


No Brasil, há uma diferença substancial de preço entre os dois veículos. Enquanto a versão de entrada do Renegade parte de R$ 125.990, o Compass Sport custa R$ 180.390 – seu preço subiu R$ 1.800 neste mês, inclusive. Neste caso, os carros dão feitos em Goiana (PE).

Continua depois do anúncio

Jeep/ Divulgação

Renegade em queda

As vendas do modelo nos EUA vêm caindo desde 2016, quando alcançaram o pico de 106.606 emplacamentos no ano. Já em 2022, esse número caiu para apenas 27.549 unidades. Como base de comparação, no ano passado o Renegade teve 51.398 carros vendidos no Brasil, que é um mercado muito menor que o dos EUA. Em 2022, por exemplo, foram comercializados 13,83 milhões de carros naquele país, enquanto aqui os emplacamentos não chegaram a 2 milhões.

Em 2023 a situação fica ainda mais crítica para o SUV compacto. De janeiro a setembro, as vendas registram uma queda de 35% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. De acordo com um estudo recente, o modelo tem o maior estoque entre os carros vendidos nos EUA.


Lançado em 2015 no mercado norte-americano, o modelo passou por poucas mudanças nos últimos anos, apenas uma pequena atualização em 2019. O facelift de 2022, por exemplo, ficou restrito à América Latina.

O SUV compacto (ou subcompacto, na classificação deles) terá destino semelhante ao do Cherokee, que foi descontinuado no início deste ano. Entretanto, o “irmão” maior terá um substituto, o que não deve acontecer com o menor. Isso porque a Jeep se comprometeu a lançar opções elétricas para todos os seus modelos na América do Norte até 2025.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

VW Saveiro tem novo multimídia e fica mais cara; veja os preços

Notícias

Renault Duster 2025 tem primeiro reajuste após renovação

Notícias

Kia passa a dar garantia de 5 anos sem limite de quilometragem

Notícias

Nissan Versa 2025 chega com versão esportiva; veja os preços

OFERTAS 0KM
De R$ 95.590,00 por R$ 88.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20S Comfort Plus MT

Comfort Plus MT 24/25 De R$ 95.590 por R$ 91.590

Hyundai New HB20S Comfort Plus

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

HB20 COMFORT PLUS 1.0 MT por R$75.990,00 com usado na troca

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 MT

A partir de R$ 239.990,00 Taxa 0,98 com 60% de entrada em 24x

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

A partir de R$115.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Sport 24/25

VER TODAS AS OFERTAS