O Renegade foi o SUV mais vendido do mercado brasileiro em 2021, e vai começar o ano novo com mudanças importantes. A Jeep vai lançar a linha 2022 do seu utilitário compacto até fevereiro e, restando pouco para a estreia, a marca revela as primeiras fotos. Nela, destacam-se os faróis e lanternas reestilizados, que deixam o visual mais moderno.
Trata-se da segunda mudança mais profunda no desenho desde 2015, quando o SUV foi lançado no Brasil. Outra novidade importantíssima será na mecânica. O novo Renegade vai trocar os motores 1.8 Etorq flex e 2.0 turbo diesel pelo novo 1.3 turbo flexível que estreou no Compass. O Jornal do Carro inclusive já acelerou o SUV compacto com o motor T270.
Plástica leve
Nas imagens divulgadas, é possível ver que o Renegade 2022 tem nova grade frontal (mais estreita) e faróis levemente repaginados. O conjunto óptico mantém o formato redondo e apresentam novo layout interno com nova assinatura em DRL. As luzes de seta, por sua vez, foram integradas ao conjunto, que traz um ar mais moderno ao SUV.
Mas não para por aí. Ainda na dianteira, o para-choque também é novo – com linhas mais retas -, assim como as luzes de neblina, que antes eram circulares. Já as laterais não apresentam alterações, e continuam marcadas pelas caixas de rodas quadradonas da Jeep.
Por fim, a traseira também não altera as formas da carroceria, mas tem lanternas redesenhadas e com estilo mais moderno. Elas são iluminadas por LEDs. O para-choque também mudou e passa a abrigar novos refletores e luzes de ré, que estão fininhas. Outro detalhe é a pintura laranja, que foi a cor de lançamento do Renegade no mercado brasileiro há sete anos.
Interior e motor
Do lado de dentro, o Renegade 2022 mostra um novo quadro de instrumentos digital com tela Full HD de 7 polegadas. O equipamento é exatamente o mesmo da prima Fiat Toro, feita também na fábrica da Stellantis em Goiana (PE). Já a tela multimídia tem 8,4″, bem como conexão com internet. O volante segue os demais modelos da Jeep.
Tal como antecipamos no Jornal do Carro, o novo Renegade contará apenas com o motor 1.3 turbo flex. Ou seja, o novo motor T270 tira de cena tanto o 1.8 E.torQ quanto o 2.0 turbodiesel. Já disponível no Compass e no Commander, além da Fiat Toro, o propulsor gera 185 cv de potência máxima e 27,5 mkgf de torque, ambos números com etanol no tanque.
De acordo com a Jeep, a aceleração de zero a 100 km/h leva 9,7 segundos. A diferença entre as versões 4×2 e 4×4 será o câmbio. Os modelo com tração apenas dianteira virão com a transmissão automática de 6 marchas, enquanto as configurações com tração nas quatro rodas terão a mesma caixa automática de 9 marchas do antigo modelo a diesel.