Depois que a Land Rover mudou sua concepção de marca de carros de luxo para marca de luxo que faz carros, seus modelos consagrados agora são tratados dentro do grupo como marcas individuais. Isso significa que Defender, Discovery e Range Rover não são mais apenas nomes de carros. Assim, os “caçulas” das famílias Discovery Sport e Range Rover Evoque – que são fabricados no Brasil, mais precisamente em Itatiaia (RJ) – chegam à linha 2024 com novidades sutis. Bem sutis, aliás.
Começando pelo Discovery Sport, no exterior há novas soleiras inferiores na cor da carroceria, grade dianteira, arcos das rodas e detalhes das entradas inferiores no para-choque com acabamento preto brilhante e skid plates prateados. As rodas de liga leve de 20” também foram redesenhadas. Por fim, há uma nova pintura no catálogo: Varesine Blue.
Por dentro, as mudanças são mais perceptíveis. O console central foi redesenhado e traz linhas mais limpas, além de receber uma nova alavanca de câmbio com detalhes de alumínio. A central multimídia com sistema Pivi Pro 2 tem uma nova tela curva sensível ao toque de 11,4” e reúne todos os comandos do veículo. Desse modo, os botões físicos foram eliminados no painel, mas algumas funções podem ser acessadas por comandos no volante. Há ainda um novo painel de instrumentos digital.
O Discovery Sport tem versões com motor 2.0 turboflex de 250 cv e 2.0 a diesel de 204 cv com tecnologia híbrida leve, ambas com com cinco ou sete lugares. Todas têm câmbio automático de nove marchas e tração integral sob demanda. O flex parte de R$ 434.490, enquanto o diesel custa R$ 466.490 nas versões de cinco assentos. Nas de sete, o preço sobe R$ 13 mil, ou seja R$ 447.490 e R$ 479.490, respectivamente.
E as mudanças do Evoque?
Modelo de entrada da família mais luxuosa do grupo, o Range Rover Evoque segue a mesma direção minimalista do Discovery Sport. Na carroceria, a grade passa a ter o mesmo padrão do restante da linha. Os faróis têm novas luzes diurnas de LED e a carroceria ganha detalhes no tom bronze. As rodas aro 20 também mudam, assim como a disposição interna das lanternas. A paleta de cores agora apresenta os novos tons Arroyos Grey e Tribeca Blue.
Na cabine, o mesmo princípio, com console central redesenhado, nova alavanca de câmbio e a tela curva de vidro com 11,4” da central multimídia, que tem design flutuante. Assim, também desaparecem os botões físicos. Com isso, as funções de áudio, navegação e configurações do sistema off-road, por exemplo, têm acesso pela tela.
Tudo igual também na mecânica: o motor P250 2.0 turboflex de 250 cv funciona em sintonia com o câmbio de nove marchas e o sistema de tração integral. O SUV está disponível na versão única Dynamic HSE com preço a partir de R$ 471.950.
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