Você está lendo...
Land Rover quer produzir SUVs elétricos no Brasil
Notícias

Land Rover quer produzir SUVs elétricos no Brasil

Planta da Jaguar Land Rover em Itatiaia (RJ) produz atualmente 20 mil carros por ano, e trabalha abaixo de sua capacidade, filial busca investimentos da matriz

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

16 de out, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Range Rover Evoque 2023
Evoque e Discovery Sport são os próximos a se tornarem elétricos
Crédito:Diogo de Oliveira/Estadão

Mediante os esforços feitos pela filial brasileira da Jaguar Land Rover, as novas gerações dos modelos Discovery Sport e Range Rover Evoque serão elétricas, e fabricadas em Itatiaia (RJ). A empresa negocia junto à matriz um novo ciclo de investimentos, que permita a construção de veículos elétricos no País, por exemplo.

Na planta do sul do estado fluminense, já são construídos os modelos a combustão, por exemplo. No entanto, agora as intenções são conseguir aporte para a construção das variantes elétricas, até o final desta década. Segundo o CEO da Jaguar Land Rover do Brasil, João Oliveira, o assunto tem sido discutido com a matriz. A informação é do site Automotive Business.



Contudo, a fábrica da JLR hoje opera abaixo da sua capacidade, e entrega anualmente 20 mil veículos. Ainda que possa abastecer o mercado nacional, isso, no entanto, não seria o suficiente para aproveitas a capacidade da planta. Assim, uma solução para o problema seria a exportação para os EUA, por exemplo. 

Publicidade


“O Brasil tem interesse em exportar para mercados de volume maior. Temos estudo grande sobre a possibilidade de nossa fábrica alimentar o mercado dos Estados Unidos”, disse o CEO.

Fábrica da Jaguar Land Rover tem capacidade para produzir elétricos no Brasil

Versão plug-in do Defender chega em novembro (JLR/Divulgação)

O executivo da JLR afirmou que a planta tem total capacidade para produzir elétricos no País. “O custo-benefício da produção no Brasil não é tão diferente de outros mercados mais maduros. E quando a matriz olha índices de qualidade, de eficiência da planta, custo por veículo produzido, fica nítido que podemos ter papel maior do que o que temos hoje. Por isso, temos a possibilidade de ser uma base exportadora além da América Latina”, afirmou.


Acompanhando as metas das duas empresas, a Jaguar pretende se tornar totalmente elétrica em 2025, e a Land Rover em 2030, então o interesse se justifica. O CEO afirmou ainda que não há espaço para modelos híbridos flex, dentre os produtos renovados na fábrica. Por fim, a JLR prepara a chega de mais novidades ao mercado nacional, como, por exemplo, o Defender plug-in, que chega ao País em novembro.

O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
GWM Ora 03: hatch elétrico chinês é uma boa compra? Conheça


Deixe sua opinião