Você está lendo...
JLR vai lançar versão menor do Defender com tamanho de Evoque
Notícias

JLR vai lançar versão menor do Defender com tamanho de Evoque

A Defender, agora uma marca da JLR, terá um modelo menor em sua linha, feito a partir de uma plataforma específica para híbridos e elétricos

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

08 de ago, 2023 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Defender
Defender terá um modelo menor em sua linha nos próximos anos
Crédito:Land Rover/Divulgação

A Defender, agora uma marca separada da antiga Land Rover e não apenas mais um produto, terá mais um novo modelo em breve. O SUV, que usará a plataforma elétrica EMA, será menor, e pode usar o nome “Defender Sport”, por exemplo. O posicionamento de marca faz sentido, uma vez que se trata de um modelo menor na linha, mas a empresa não confirma a nomenclatura. As informações vem do site britânico Autocar.

Previsto para 2027, o “Defender Jr.” fará parte da linha de SUVs pequenos da JLR, composta por nomes como Range Rover Velar e Evoque, e também o Land Rover Discovery Sport. A existência de um modelo menor na Defender foi confirmada pelo CEO Adrian Mardell, que revelou a investidores que modelos da Land Rover, Range Rover e Defender usarão a nova plataforma EMA.



A estrutura, chamada de arquitetura modular elétrica, permitirá à JLR produzir SUVs totalmente elétricos na segunda metade desta década, mas também aceitará conjuntos híbridos, por exemplo. Além disso, tal estratégia se justifica, uma vez que o desenvolvimento de veículos elétricos leva tempo, e híbridos podem ser uma prioridade.

Publicidade


Novo modelo de quatro portas será menor que o Defender

Defender 90
Land Rover/Divulgação

Ainda que o atual Defender tenha três carrocerias diferentes, sendo a menor delas a 90, o em questão modelo tem apenas duas portas e entre-eixos menor, por exemplo. A versão 110, com quatro portas, mede 5 metros de comprimento, contando com a roda sobressalente na traseira. A publicação britânica acredita que o modelo novo quatro portas da Defender seja 42 mm mais curto.

A JLR anunciou no início do ano que Defender, Discovery e Range Rover seriam separadas, e a Jaguar Land Rover, agora JLR, vira uma “casa de marcas”, responsável pela união dos modelos, por exemplo. Por fim, a decisão foi selada com a criação de um novo logo para a empresa.


O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
VOLVO EX30: NOVO SUV ELÉTRICO COMPACTO CHEGA EM 2O24

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.