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JLR pode ter carros feitos sobre base da Exeed, marca da Chery
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JLR pode ter carros feitos sobre base da Exeed, marca da Chery

Grupo JLR e Chery mantém profundos laços na China, e estratégia pode acelerar o processo de eletrificação da Jaguar, primeira a utilizar a base

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

17 de abr, 2024 · 3 minutos de leitura.

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Jaguar pode ser primeira marca da JLR a usar base para elétricos da Exeed
Crédito:Divulgação/Jaguar

O grupo Jaguar Land Rover (JLR) pretende se tornar totalmente elétrico até 2030, e para isso, poderá usar a base dos modelos da Exeed, marca de luxo da Chery. Segundo a mídia chinesa,o grupo de marcas usará plataformas híbridas e elétricas a bateria introduzidas pela Exeed, acelerando a eletrificação da JLR.

Segundo o site 36kr, a Jaguar será a primeira marca a utilizar a plataforma elétrica da Exeed, e pode lançar seu primeiro modelo nessa base ainda no segundo semestre deste ano, por exemplo. Ainda que um porta-voz da Chery tenha negado que um acordo entre as marcas tenha sido feito, o presidente da montadora chinesa, Yin Tongyue, disse que duas marcas europeias de luxo querem usar sua plataforma, sem dizer quais eram.



JRL e Chery mantém joint-venture na China

Modelo de entre-eixos alongado fez sucesso no mercado chinês (JLR/Divulgação)

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Não é novidade a interação entre a JLR e a Chery. As marcas têm conexões profundas com a China, e desde 2012 operam uma joint-venture de 50:50. Por lá, produziram-se os modelos Range Rover Evoque, o Land Rover Discovery Sport e o Jaguar XFL (com entre-eixos alongado), por exemplo.

A JLR caminha para tornar-se totalmente elétrica até 2030, e no ano passado dividiu-se em marcas independentes, sendo elas Range Rover, Discovery, Defender e Jaguar. Ainda não dá para dizer se os modelos JLR com plataforma Exeed estarão disponíveis fora do mercado local chinês, no entanto.

Exeed/Divulgação
Exeed/Divulgação

Seja como for, caso o acordo se desenrole, não seria a primeira vez que algo desse tipo acontece na China. A Volkswagen está investindo US$ 700 milhões para adquirir uma participação de 4,99% na Xpeng. Assim, trabalhará com a montadora para desenvolver dois modelos elétricos para o mercado local. Além disso, a Stellantis também está investindo US$ 1,5 bilhão na Leapmotor, para garantir uma participação de 20%, por exemplo.

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