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Chery e Xiaomi lançam SUV elétrico iCar com cara de Defender
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Chery e Xiaomi lançam SUV elétrico iCar com cara de Defender

Chery iCar V23 tem motorização elétrica única ou dupla e é voltado apenas para o mercado chinês; SUV estará no Salão de Pequim

Vagner Aquino, especial para o Estadão

14 de abr, 2024 · 3 minutos de leitura.

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Chery
Mesmo com tamanho compacto, iCar V23 quer passar a ideia de robustez e adota cara de SUVs de Defender e Mercedes-Benz
Crédito:Chery/Divulgação

A Chery vai, mais uma vez, atacar na categoria de SUVs. Mas, para isso, conta com outra chinesa como parceira. O elétrico iCar V23, revelado na última sexta-feira (12), foi desenvolvido pela fabricante em conjunto com a empresa Zhimi Technology – propriedade da gigante Xiaomi. O modelo estará presente no Salão do Automóvel de Pequim, na China, que começa na semana que vem. Mas sua chegada ao mercado chinês deve acontecer apenas no segundo semestre de 2024.



O SUV compacto terá como principal promessa a capacidade off-road. Mesmo com apenas 4,22 m de comprimento, 1,91 m de largura e 1,84 m de altura, tem até opção com tração 4×4. Isso, sem contar a cara de Defender, Mercedes-Benz Classe G e companhia.

Chery
Chery/Divulgação

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A Chery, a princípio, não revelou as especificações técnicas do SUV elétrico. Limitou-se, no entanto, a dizer que virá nas configurações de tração traseira ou integral. De qualquer forma, a imprensa local aponta que a marca usará baterias, de 80 kWh, assinadas pela CATL. A autonomia estimada é de 400 km a 500 km.

Mesmo sendo pouca coisa maior que um Volkswagen T-Cross (4,20 metros de comprimento), o modelo tem boa distância entre-eixos, com 2,73 m. Para se ter ideia, o SUV compacto da VW não passa de 2,65 m. E, lembrando, que nestes casos, poucos centímetros fazem toda a diferença, principalmente para quem senta no banco de trás. E por falar em medidas, a distância mínima ao solo é de 21,2 centímetros.

Em relação a equipamentos, o iCar V23 tem chip Qualcomm e sistema avançado (composto por câmeras e radares) de assistência à direção nível L2+. Como demais características, tem degraus laterais, iluminação full LEDs, bagageiros de teto, portas com maçanetas ocultas e rodas de 19″ a 21″.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.