A Kia finalmente anuncia no Brasil a chegada do EV9, SUV de 7 lugares 100% elétrico que foi eleito o Carro Mundial do Ano 2024. O utilitário fez sua estreia ao público no torneio de Tênis Rio Open 2025 e chega ao País como o carro topo de linha da marca sul-coreana. Um dos pontos altos do Kia EV9, e que lhe garantiu o título internacional, é o visual diferente e bastante moderno. Porém, como carro elétrico, seu trunfo é a plataforma do grupo Hyundai de 800 volts.
O Kia EV9 chega ao Brasil em versão única e com preço de R$ 749.990. Ou seja, está um pouco acima do Volvo XC90, que é híbrido plug-in (PHEV), também para sete passageiros e recheado de luxo e tecnologia. Entretanto, o seu rival direto deverá ser mesmo o EX90, elétrico anunciado pela montadora sueca para o País e que já aparece até no site da marca, mas ainda sem data de lançamento confirmada. Outros rivais que deverão entrar nessa briga serão o BMW iX, de R$ 699.950, e o BYD Tan, por R$ 536.800.

Um trunfo do Kia EV9 contra os rivais de luxo são as dimensões. O SUV de 7 lugares mede 5,01 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,75 m de altura e tem uma distância entre-eixos de 3,10 mm – uma das maiores da categoria. Isso resulta em uma aparência arrojada com as rodas de liga leve de 21 polegadas. A plataforma com medidas generosas garante muito espaço a bordo e um porta-malas gigante, que vai de 333 litros, passa a 828 litros e chega a incríveis 2.393 litros com as duas fileiras de bancos rebatidas.

Como é o conjunto elétrico do Kia EV9
Com dois motores elétricos — um dianteiro e outro traseiro —, que fornecem sistema de tração integral (AWD), o EV9 oferece potência total de 385 cv e torque robusto de 61 mkgf, garantindo uma experiência de condução dinâmica e emocionante. O veículo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos.

O Kia EV9 é equipado com uma bateria alta tensão de tecnologia NCM de 99,8 kWh, projetada para oferecer autonomia significativa e eficiência energética. Falando sobre autonomia, o modelo é capaz de percorrer a partir da bateria 100% carregada até seu total descarregamento, um total de 434 km de acordo com o Inmetro e de 497 km pelo sistema WLTP. Com um carregador ultrarrápido D/C de 350 kW, de até 800 V, o veículo pode passar de 30% a 80% de carga em apenas 24 minutos, garantindo praticidade aos usuários que precisam de recargas rápidas no dia a dia.
Jornal do Carro já acelerou o Kia EV9
Nosso primeiro contato com o SUV de 7 lugares foi breve, mas suficiente para conferir que o Kia EV9 chega como um dos carros elétricos mais modernos do País. A plataforma de 800V e o conjunto de baterias garante ao modelo um dos maiores alcances da categoria conforme o Inmetro. Mas o utilitário também promete chamar a atenção nas ruas com seu estilo moderno e de forte personalidade. Não há nenhum outro modelo sequer parecido.
O estilo é característico da Kia, e mostra a linguagem que a marca chama de “opostos unidos”. O carro é simétrico e tem linhas abauladas, ao mesmo tempo em que é elegante e também robusto. Frente e traseira são bastante verticais, com linha de cintura elevada e plana. Já por dentro, o Kia EV9 entrega uma cabine muito ampla, com farto espaço interno, bem como repleta de materiais elegantes e sofisticados. No geral, o SUV entrega muita tecnologia e um ambiente premium.

Rodar macio
No curto test drive que tivemos, ficou evidente que o Kia EV9 preza mais pelo conforto que propriamente pelo desempenho. O conjunto elétrico entrega boas acelerações, mas o que mais chama a atenção é o rodar macio e extremamente silencioso. O interior também é tecnológico, com duas telas combinadas no topo do painel. Aliás, são quatro telas, já que há dois visores laterais que reproduzem imagens das laterais que substituem os retrovisores.
Como produto, o Kia EV9 vem inserir a marca na disputa com SUVs elétricos premium, sobretudo BMW iX e o futuro Volvo EX90, que estreia em abril no País. A Plataforma Elétrica Modular Global (E-GMP) é moderna e garante alta eficiência ao modelo da marca sul-coreana, embora os dois motores elétricos – um em cada eixo, com tração integral – devam um pouco mais de desempenho. Alcança velocidade máxima de 200 km/h.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!