Depois de lançar o crossover Stonic e o novo Sportage com conjuntos híbridos leves de 48V, a Kia agora ataca com seu primeiro híbrido completo. O SUV médio Niro, inclusive, já está disponível no site da marca sul-coreana e tem preço a partir de R$ 204.990. Ou seja, chega no calcanhar do Toyota Corolla Cross, o híbrido (flex) mais vendido do País que parte de R$ 200.290. O Niro HEV chegará às lojas brasileiras na primeira semana de outubro em duas versões de acabamento, a EX e a SX Prestige. Esta última pelo valor de R$ 239.990.
Sob o capô, a segunda geração do Niro traz motor 1.6 a gasolina ligado a um propulsor elétrico. Juntos, entregam 141 cv de potência e 27 mkgf e torque. Com esse conjunto, a marca anuncia aceleração de zero a 100 km/h em 10,8 segundos e velocidade máxima de 164 km/h. A transmissão é automatizada de dupla embreagem e seis marchas.
Embora já tenha preço e versões, a Kia ainda não detalhou o pacote de tecnologias do Niro. No entanto, a lista não deve fugir dos conteúdos presentes no Sportage, por exemplo. Assim, espera-se que o crossover híbrido tenha frenagem de emergência, monitor de ponto cego, alerta de saída de faixa, câmera 360º e piloto automático adaptativo, entre outros.
Design moderno
Em relação ao visual, o novo Kia Niro HEV é bem ousado. Feito sobre o conceito Habaniro, de 2019, o estreante mantém o estilo “nariz de tigre” na dianteira, com uma larga abertura central. Na dianteira, o destaque vai para os modernos faróis full LEDs. O para-choques conta ainda com acabamento em preto brilhante. Vale dizer que as cores metálicas ou perolizadas são opcionais. Dessa forma, adicionam R$ 2,8 mil ao valor de tabela.
As laterais contam com desenho futurista sobretudo nas colunas traseiras em formato de bumerangue, que integram as lanternas e têm acabamento preto. Já as luzes de ré, por exemplo, ficam no para-choques. Nas dimensões, o novo Kia Niro tem 4,35 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 1,55 m de altura e 2,72 metros de entre-eixos. Ou seja, é mais curto que o Corolla Cross, com 4,46 m. Porém, o Toyota tem 2,64 m de entre-eixos.
Cabine moderna
O interior do Niro conta com uma central multimídia acoplada ao painel de instrumentos. Portanto, forma uma grande tela flutuante no topo. Além disso, quase não tem botões no console. Apenas no volante e ao redor do câmbio, que tem formato de roleta. Entre as tecnologias a bordo, o crossover híbrido pode ter, por exemplo, ar-condicionado de duas zonas, aquecimento nos bancos e no volante, carregador de celular por indução, entre outros.