Você está lendo...
Kia mostra imagens do SUV elétrico EV9 ainda camuflado em testes
Notícias

Kia mostra imagens do SUV elétrico EV9 ainda camuflado em testes

Ainda sem dados de desempenho oficiais, Kia divulga detalhes da versão de produção do SUV elétrico EV9, que terá lançamento global já em 2023

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

30 de ago, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Kia
Modelo que será lançado no começo de 2023 tem linhas parecidas com o modelo conceito
Crédito:Kia/Divulgação

Embora tenha sido uma das primeiras marcas a vender carros totalmente elétricos no mundo, com a versão a baterias do SUV Soul, a Kia demorou até apresentar uma família de EVs. Mas esse momento chegou. Em maio deste ano, o Jornal do Carro acelerou o crossover EV6, primeiro elétrico nascido puro da montadora, de São Paulo até o extremo sul do País, na divisa com o Uruguai. Agora, a Kia começa a revelar seu próximo elétrico, o SUV EV9.

Kia
Kia/Divulgação

Com lançamento marcado para o primeiro trimestre de 2023, o SUV elétrico está em fase final de testes no centro de desenvolvimento global da Kia em Namyang (Coreia do Sul). De acordo com a marca, durante essa fase os protótipos são sujeitos a um programa de verificação extremamente rígido. Lá, testa-se desde o sistema de tração nas quatro rodas e suspensões, imersão, bem como comportamento em curvas e pista de alta velocidade.

Publicidade


Mas o que chama a atenção são as fotos disponibilizadas pela fabricante sul-coreana. Ao contrário do protótipo, apresentado na edição de 2021 do Salão de Los Angeles, na Califórnia (EUA), o Kia EV9 revelado agora mostra algumas modificações.



Mudanças em relação ao conceito

Após 44 meses de desenvolvimento, o SUV elétrico desenvolvido com base na plataforma modular global elétrica (E-GMP), do grupo Hyundai, ganhou ares mais reais. Quando comparado ao conceito, nota-se que o EV9 tem faróis verticais mais largos. A base do para-choques dianteiro também muda. Nas laterais, além das rodas diferentes, destaque para as maçanetas das portas, em formato convencional. No protótipo, a abertura acontecia em formato suicida (foto abaixo), o que foi descartado para a versão de produção em série.

Kia/Divulgação

A Kia não liberou fotos da parte traseira da versão final. Entretanto, dá para notar outra diferença: os bancos. Pelas imagens, é possível perceber que os encostos não são tão futuristas como no conceito. E o teto flutuante aparece sob a forte camuflagem. Por fim, os retrovisores têm formato convencional e piscas integrados. Ainda assim, a Kia pode optar em seguir a linha do conceito e colocar câmera nos lugares dos espelhos nas versões mais caras.

Kia
Kia/Divulgação

Mesmo com todos os testes de alcance, dinâmica de condução e tecnologia, a Kia preferiu esconder os números de desempenho. Entretanto, pela plataforma, dá para cravar que o SUV terá arquitetura elétrica com tração integral. Por fim, assim como no irmão EV6, o EV9 deve ter autonomia beirando os 500 km – o conceito prometia até 482 km.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião