A Volkswagen celebrou o Dia Mundial do Design, na última quarta-feira (27), com a divulgação de um desenho inédito da ID. Buzz. A alemã revelou um sketch da nova Kombi elétrica na versão picape. A imagem mostra a van de perfil com uma caçamba de boa profundidade. No entanto, a montadora, claro, não disse nada de concreto em relação ao modelo, mas deixou no ar o possível lançamento da variante. No comunicado, a VW diz que ”no caminho de uma ideia para a produção, há muitos rascunhos nunca vistos pelo público – como este”.
O desenho foi feito por Klaus Zyciora, chefe de design do Grupo Volkswagen, que postou a imagem em seu Instagram oficial. Na legenda, ele chegou a perguntar aos seguidores se a fabricante deveria levar a ideia para um próximo nível. E, certamente, houve muita repercussão sobre o assunto.
Vale dizer que a Kombi com caçamba não é literalmente uma novidade. Isso porque a van com caçamba já existiu no mercado global. Inclusive, ela já esteve à venda, até mesmo, no mercado brasileiro em meados dos anos 70 até os 90. O modelo tinha configuração simples e com cabine dupla.
Afinal, como é?
Em relação ao visual, a nova variante segue o mesmo conceito da ID.Buzz – revelado em 2017 – que estreará na Europa entre julho e setembro deste ano. Dessa forma, tem o padrão dos desenhos da linha ID da VW. Mas, ao invés do formato em ”pão de forma”, a van, pensada para ter cabine dupla, ganhou portas traseiras menores, com uma abertura convencional. Ou seja, não é de correr como o modelo tradicional.
Além disso, a caçamba, com certeza, é o que mais chama atenção no desenho. Isso por parecer que tem um bom espaço, apesar de ter um comprimento curto. Nas laterais, ao que parece, há um degrau embutido para que os usuários subam facilmente no utilitário. Outro foco de atenção são as lanternas traseiras, que parecem ser conectadas por uma faixa de luz de LEDs e chegam a invadir a lateral da van.
Versões da ID.Buzz
Alimentada por um pacote de baterias de íon de lítio de 82 kWh, a van elétrica da Volkswagen já está em produção na fábrica de Hannover (Alemanha) e terá duas configurações disponíveis. A princípio, o modelo feito sobre a plataforma MEB disponibilizará tanto versões para transporte de passageiros quanto para uso comercial – no caso, o ID.Buzz Cargo.
Para se mover, a van/furgão contará com motor 100% elétrico de 201 cv de potência instalado no eixo traseiro. O torque de 31,6 mkgf é, como em todo carro elétrico, entregue de forma quase instantânea. A velocidade máxima é de 145 km/h. Já a autonomia não foi informada neste primeiro momento pela fabricante alemã.
Entretanto, de acordo com a VW, para recarregar entre 5% e 80% das baterias bastam 30 minutos plugada em estações de carregamento rápido. E tem mais: na Europa, o carregamento bidirecional (que será opcional no utilitário) permite que a ID.Buzz alimente residências com a eletricidade gerada pela bateria. Ou seja, funciona como gerador.