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Kwid E-Tech, Dolphin Mini e iCar: veja os 10 elétricos mais baratos
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Kwid E-Tech, Dolphin Mini e iCar: veja os 10 elétricos mais baratos

Listamos os 10 modelos elétricos mais baratos do País, mercado cada vez mais movimentado graças a chegada de novidades ao segmento

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

04 de mar, 2024 · 4 minutos de leitura.

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carro elétrico
Renault Kwid E-Tech se mantém como o elétrico mais barato do País
Crédito:Renault/Divulgação

Na última semana, o mercado nacional esperava ansioso pelo anúncio do preço do BYD Dolphin Mini, subcompacto da marca que fez muitos pensarem ser o mais barato entre os elétricos. Entretanto, o modelo, anunciado por R$ 115.800, pegou muitos interessados de surpresa. O motivo se deve à expectativa de um preço abaixo dos R$ 100 mil, o que não ocorreu.

Sendo assim, a coroa do carro elétrico mais barato do Brasil continua com o Renault Kwid E-Tech, que recebeu seu último desconto um pouco antes do lançamento da BYD. Com preço de R$ 99.990, o subcompacto da Renault tenta rivalizar com a novidade chinesa, que vendeu muitas unidades na pré-venda, por exemplo.



ALEX SILVA/ESTADAO
ALEX SILVA/ESTADAO

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Enumerando os 10 modelos elétricos mais baratos do Brasil, já temos o Kwid E-Tech no topo, seguido do Dolphin Mini. Em terceiro lugar está o Caoa Chery i-Car, proposta da marca para o segmento de elétricos de entrada, por R$ 119.990. Logo após está a resposta da JAC, o também subcompacto e-JS1, por R$ 126.900.

Fechando o top 5, e a primeira metade da lista, está o Dolphin original, por 146.800. O modelo surpreendeu o mercado com bom desempenho de vendas, e no mês de janeiro, marcava território como o elétrico mais vendido do Brasil. Além disso, foi o trigésimo mais vendido no ranking geral da Fenabrave.

Segunda metade da lista abriga elétricos abaixo dos R$ 250 mil

ALEX SILVA/ESTADAO
ALEX SILVA/ESTADAO

A segunda metade da lista começa com o rival direto do Dolphin, o GWM Ora 03, cuja versão de entrada Skin parte dos R$ 150 mil. Logo após está o Hyundai Kona EV, por R$ 189.990, seguido do SUV Seres 3, por R$ 199.990, e do subcompacto Fiat 500e, por R$ 214.990. 

Fechando a lista entre os 10 elétricos mais baratos do País está o hatch Peugeot e-208 GT, que parte de R$ 225.990. Abaixo, você confere os modelos elétricos mais em conta do Brasil, ranqueados a partir do mais barato:

  • Renault Kwid E-Tech — R$ 99.990
  • BYD Dolphin Mini — R$ 115.800
  • Caoa Chery iCar — R$ 119.990
  • JAC e-JS1 — R$ 126.900
  • BYD Dolphin — R$ 149.800
  • GWM Ora 03 — R$ 150 mil
  • Hyundai Kona EV — R$ 189.990
  • Seres 3 — R$ 199.990
  • Fiat 500e — R$ 214.990
  • Peugeot e-208 GT — R$ 225.990

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.