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BMW i5 estreia no Brasil com quase 400 km de alcance; veja preço
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BMW i5 estreia no Brasil com quase 400 km de alcance; veja preço

Baseado na oitava geração do Série 5, sedã de luxo da BMW desembarca no País na versão M60, de 601 cv, por R$ 759.950

Vagner Aquino, especial para o Estadão

01 de mar, 2024 · 8 minutos de leitura.

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Sedã tem 391 km de alcance; configuração híbrida chega importada da Alemanha nos próximos meses
Crédito:Vagner Aquino/Especial para o Estadão

Já está nas concessionárias da BMW no Brasil o sedã elétrico i5 M60. Por R$ 759.950, o modelo de alto luxo movido por força armazenada em bateria – lançado no ano passado no mercado externo – tem conforto de sobra, soluções aerodinâmicas e até detalhes em fibra de carbono e cristal no interior. Derivado da oitava geração do Série 5, por ora, chega apenas com motorização elétrica, mas, ainda neste semestre, será acompanhado pela versão híbrida.



No total, o modelo, equipado com a tecnologia BMW eDrive de quinta geração, tem dois motores elétricos. Um atrás, e um sob o capô dianteiro (portanto, tração integral). Respectivamente, desenvolvem potência de 261 cv e 340 cv. Na soma, de acordo com a BMW, são 601 cv e 82 mkgf de torque máximo (entrega instantânea). Como resultados, aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e velocidade máxima de 230 km/h, limitada para preservação da bateria.

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Sedã tem dois motores elétricos (Vagner Aquino/Especial para o Estadão)

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Recarga em 4 horas

A bateria fica abaixo do assoalho do carro. Tem capacidade de 81,2 kWh. De acordo com o ciclo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), aferido pelo Inmetro, o BMW i5 M60 tem alcance de até 391 quilômetros. O modelo conta ainda com uma nova função chamada Max Range, que pode aumentar a autonomia em até 25%, limitando a potência, a velocidade e desativando as funções de conforto. A recarga completa do modelo acontece em 4h15 na BMW Wallbox, configurada para entregar 22kW de potência – entre 10 e 80%, a BMW divulga 30 minutos.

Em comparação com o modelo antecessor, todavia, a nova geração tem cara mais invocada. Na traseira, ficou mais curto e, no comprimento, cresceu 97 milímetros. Total de 5,06 m. A largura (1,90 m) foi ampliada em 32 mm, já a altura, de 1,51 m, tem 36 mm extras. A distância entre-eixos – ampliada em 20 mm, fica em 2,99 m. Porta-malas: 490 litros (espaço comprometido pelo estepe, obrigatório no Brasil).

Estepe é improvisado no porta-malas do Série 5 (Vagner Aquino/Especial para o Estadão)

Como de praxe, a grade duplo rim – tradicional da BMW – permanece em cena. Mas é toda fechada e equipada com o BMW Iconic Glow, que deixa o contorno iluminado. Os faróis, a princípio, têm elementos de LEDs, dispostos quase verticalmente, e servem como indicadores de direção e luzes de direção diurna.

Nas laterais, saias pintadas de preto, maçanetas embutidas (para melhorar a aerodinâmica) e o número 5 em alto relevo na base da coluna C. As rodas têm 20 polegadas e acabamento diamantado. Atrás, iluminação por LEDs nas lanternas são destaque.

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Vagner Aquino/Especial para o Estadão

Interior e equipamentos

Por dentro, assim como no BMW i7, o cockpit do novo BMW Série tem poucos botões, para deixar o design mais limpo. O conceito Shy Tech, que estreou no BMW iX, possibilita controlar as funções do carro por comandos de voz, gestos ou tato. No habitáculo, destaque para o requinte do acabamento, que tem até painel com detalhes de fibra de carbono e elementos em cristal, como o botão Start&Stop, por exemplo. O quadro de instrumentos (12,3″) e a central multimídia (14,9″, com Apple Car Play e Android Auto sem fio) se reúnem em uma única peça. E tem até câmera, que exibe (no quadro de instrumentos) o que vêm à frente do carro.

Na lista de equipamentos, nesse ínterim, o BMW i5 traz diversos assistentes de direção. Por meio do Driving Assistant Professional, oferece controle adaptativo de velocidade, Lane Keeping Assistant (assistente de faixa) e Parking Assistant Professional, onde o i5 estaciona 100% sozinho, sem necessidade de acelerar ou frear. Há ainda alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.

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Vagner Aquino/Especial para o Estadão

O BMW IconicSounds Electric inclui trilhas (compostas pelo renomado compositor Hans Zimmer) para proporcionar mais conexão emocional entre os ocupantes e o veículo. Em síntese, o carro simula o barulho do motor – afinal, motor elétrico é totalmente silencioso.

Cores

Há ainda o Digital Key Plus, sistema de chave virtual, compatível com iPhone e smartphones Samsung Galaxy, que dispensam a chave física e facilitam o acesso ao carro exclusivamente com o celular. E, por fim, o sistema de som do novo BMW i5 é assinado pela Bowers & Wilkins. Tem 665 watts de potência em 17 alto-falantes. No total, o sedã tem dez opções de cores para a carroceria. São elas: Branco Alpino, Preto Safira, Preto Carbono, Cinza Sophisto, Branco Mineral, Azul Phytonic, Cinza Oxide, Cinza Brooklyn, Verde Cape York e Vermelho Fire.

O i5 oferece o BMW Service Inclusive (BSI). Ou seja, pelo período de quatro anos e sem limite de quilometragem o cliente conta com serviços de manutenção em geral, com cobertura mundial na rede de concessionárias autorizadas, sem custo adicional.


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